Nesta
terça-feira (2 de abril), é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo.
Na Bahia, Feira de Santana foi a primeira cidade a ofertar a carteira de
identificação, na modalidade virtual, para os portadores do espectro. De
setembro de 2023 até março deste ano, a plataforma já emitiu 565 documentos.
Para a secretária municipal de saúde, Cristiane Campos, o serviço que oferece a
emissão gratuita, de forma simples, representa o compromisso da pasta na
garantia dos direitos das pessoas autistas. "Quando trata-se de ideias
inovadoras para facilitar a vida da população, Feira sai na frente. Um exemplo
disso é essa carteira virtual desenvolvida pela Prefeitura. É uma vantagem
exclusiva para quem reside em Feira e foi criada para assegurar os benefícios
previstos na lei municipal nº 3932/2019", ressaltou.
A
solicitação da carteira é feita por meio do endereço eletrônico
autismo.feiradesantana.ba.gov.br. Nele, pessoas autistas com mais de 18 anos
que tenham autonomia podem preencher as informações do requerimento. Já no caso
de crianças e adolescentes, o trâmite deve ser feito pelos pais ou
responsáveis.
DOCUMENTOS
EXIGIDOS PARA EMISSÃO
Para
obter a carteira, é necessário efetuar um cadastro fornecendo todos os dados do
usuário e do responsável (quando menor de idade). As pessoas que não têm acesso
facilitado à internet devem procurar o setor de Serviço Social da SMS para
receber auxílio.Entre os documentos requisitados estão o RG e Cadaastro de Pessoa isíca (CPF) do autista e
do responsável, uma fotografia recente da pessoa com transtorno, um laudo
médico digitalizado que contenha informações do paciente, a Classificação
Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), assinatura e
carimbo de identificação com CRM do médico responsável, bem como um exame de
tipo sanguíneo. Todos eles digitalizados para maior comodidade. Por: PMFS