sexta-feira, 26 de junho de 2026

MINISTRO DE LULA QUEBRA O SILÊNCIO SOBRE A SAÍDA DE WARNER E DEFENDE INVESTIGAÇÃO: "DOA A QUEM DOER"

Por BNews

Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado e é substituído por Teresa Leitão após reunião com Lula. | Antonio Cruz/Agencia Brasil.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, descartou qualquer "trauma" para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a saída de Jaques Wagner (PT-BA) da liderança da gestão petista no Senado. Para Guilherme Boulos, a saída de Wagner do cargo foi "sóbria" e de "comum acordo" com o presidente Lula. O ministro destacou ainda que a decisão vai servir para que o senador foque na defesa das acusações. A declaração foi dada nesta última quinta-feira (25/6), em entrevista à CNN Brasil.

"Eu acho que não teve trauma algum, ao contrário, a declaração do senador Jaques Wagner foi bastante sóbria. Do diálogo com o presidente da República, com o presidente Lula, em comum acordo, decidiram pelo afastamento do Wagner da liderança, até para que ele possa cuidar não apenas da sua defesa, de se defender. Isso é parte de um devido processo legal", disse Guilherme Boulos.

Na semana passada, Jaques Wagner foi alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero. A operação deflagrada pela Polícia Federal investiga suspeitas de fraudes no Banco Master. Jaques Wagner anunciou a saída da liderança do governo no Senado na noite desta quarta-feira (24), após uma reunião com Lula. O ex-governador da Bahia acabou sendo substituído por Teresa Leitão (PT-PE).  Guilherme Boulos defendeu que a PF realize as investigações para que as suspeitas sejam esclarecidas.

"Os casos que se têm suspeitas precisam ser esclarecidos, investigados até o final, doa a quem doer. E os casos que têm provas precisam concluir a investigação para serem punidos. E vamos lembrar que esses casos, mais que comprovados, estão ligados ao campo da oposição, ao campo do bolsonarismo", completou. Fonte: BNews.

PRESIDENTE DO TJBA CELEBRA TRANSFERÊNCIA DA CORTE PARA CACHOEIRA

Por BNews

José Rotondano afirmou que transferência é um resgate da memória de luta pela independência -Rodrigo Oliveira Braga /BNews.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) foi transferido, nesta quinta-feira (25/6), para a cidade de Cachoeira. A transferência ocorreu para celebrar uma das principais datas da luta pela Independência do Brasil na Bahia. Para o presidente do Tribunal, José Edivaldo Rotondano, essa mudança da corte para a cidade do recôncavo baiano será a primeira de muitas.

Em declaração ao BNews, o presidente do TJBA a cidade tem uma representação histórica para a luta pela independência do Brasil e de “uma perseverança ímpar”. “E eu não poderia me afastar de estar em Cachoeira em uma data tão importante para a Bahia”, disse Rotondano, que celebrou o título de cidadão cachoeirense que recebeu, apontando ser também uma homenagem a todo Tribunal de Justiça.

Durante as celebrações da cidade para o 2 de Julho, o Desembargador esteve de lado e de mãos dadas com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e com a presidente da ALBA, Ivana Bastos (PSD). Questionado sobre a cena, ele afirmou ser uma comprovação da união entre os três poderes do Estado. “É uma demonstração inequívoca de que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em eventos desta natureza, estamos sempre unidos para cuidarmos do nosso povo e resgatar as memórias da independência do Brasil e da Bahia. Porque unidas as instituições transmitem segurança para a sociedade”, declarou o desembargador.

INTERIORIZANDO O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA (TJBA)

Questionado sobre esse processo de estar aproximando o Tribunal de Justiça do interior da Bahia, Rotondano alegou se tratar de uma visão que sempre teve, desde que coordenou o TRE. “O nosso tempo chegou para expandirmos nossas ações para nossas comunidades e o povo precisa do judiciário, por isso estamos indo até eles”. Fonte: BNews.

ASSOCIAÇÃO BAIANA INVESTIGADA POR CALOTE BILIONÁRIO AMPLIA PARCERIA COM A PREFEITURA DE FEIRA DE SANTANA

Por BNews

A Unidade de Saúde da Família de Caseb I é uma das unidades de saúde administradas pela ASM em Feira de Santana  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana (BA), segunda maior cidade da Bahia, ampliou a parceria com a Associação Saúde em Movimento (ASM), que anunciou o envio de mais 40 médicos e 400 profissionais de equipe multidisciplinar para atuar no município. A medida ocorre em meio a um histórico de cerca de 1.600 ações trabalhistas movidas contra a organização por atrasos recorrentes de salários. Segundo investigação revelada pelo BNEWS, a ASM utilizaria uma rede de influência formada por organizações menores que funcionariam como CNPJs de fachada. Na prática, essas entidades permitiriam ao grupo seguir participando e vencendo licitações públicas, mesmo após a marca principal ter sido impedida de contratar com o poder público por decisões judiciais.

Apesar dos bloqueios judiciais, a organização ampliou a atuação em Feira de Santana. Em publicação no Instagram, a ASM afirmou que inicia “um novo capítulo” no município, com a gestão de novas unidades em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a ampliação do compromisso com a saúde pública. "Com mais de 40 médicos e mais de 400 profissionais da equipe multidisciplinar, esse projeto reúne pessoas que acreditam no cuidado, na humanização e na transformação da vida de quem mais precisa", diz outro trecho da postagem da associação.

Com sede em Salvador, a organização dirigida por Cláudio Vitti é uma das principais do terceiro setor na gestão hospitalar do país e se encontra sob uma severa crise jurídica e reputacional. A entidade foi acionada por funcionários devido a atrasos sistemáticos no pagamento dos salários. Enquanto os trabalhadores recorrem à Justiça para cobrar os vencimentos atrasados, o CEO da organização, Cláudio Vitti, é apontado por ostentar um padrão de vida luxuoso e incompatível com seus rendimentos formais. O site BNEWS entrou em contato com a Prefeitura de Feira de Santana, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. Fonte: BNews

GOVERNADOR DA BAHIA DECRETA PONTO FACULTATIVO PARCIAL EM DIA DE JOGO DA SELEÇÃO BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO

Por De Olho na Cidade

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), determinou a adoção de ponto facultativo parcial para os servidores da administração pública estadual na próxima segunda-feira (29/6), em função da partida da Seleção Brasileira na segunda fase da Copa do Mundo. O anúncio foi feito por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais do governador e prevê uma alteração no funcionamento das repartições públicas estaduais no dia do jogo, marcado para as 14 horas

Segundo a medida, o expediente nos órgãos do Estado será realizado das 8h às 11h da manhã. Após esse horário, os servidores serão liberados, e as horas não trabalhadas deverão ser compensadas posteriormente. A regulamentação da compensação ficará a cargo da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb). O governador Jerônimo Rodrigues justificou a decisão destacando a classificação do Brasil para a fase eliminatória do torneio e o horário do confronto, que coincide com o período da tarde.

“[...] o próximo jogo do Brasil na segunda fase da competição e será às 14 horas de segunda-feira, dia 29 de junho, dia de São Pedro. Então, estou aqui publicando a medida oficial: o Estado e o servidor trabalharão de 8 às 11 horas e depois haverá compensação dessa carga horária, conforme orientação da Saeb”, declarou o governador. A determinação será oficializada por publicação no Diário Oficial do Estado. O ponto facultativo não se aplica aos serviços considerados essenciais, que continuarão funcionando normalmente, seguindo escalas específicas. A partida da Seleção Brasileira, representada pela Brazil national football team, acontece às 14 horas da próxima segunda-feira (29/6), em confronto válido pela fase eliminatória da competição. Fonte: De Olho na Cidade.

INSS LIBERA R$ 2,1 BILHÕES EM ATRASADOS PARA SEGURADOS QUE GANHARAM AÇÕES NA JUSTIÇA

Por De Olho na Cidade

Foto: Divulgação

Aposentados, pensionistas e demais segurados da INSS que obtiveram decisões judiciais favoráveis contra o órgão vão receber, neste mês, cerca de R$ 2,1 bilhões referentes a valores atrasados. A liberação foi autorizada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), que deu andamento ao pagamento de dívidas reconhecidas pela Justiça. O montante integra o conjunto de Requisições de Pequeno Valor (RPVs), que são pagamentos de condenações judiciais de até 60 salários mínimos. Ao todo, a medida beneficia aproximadamente 141,4 mil pessoas, distribuídas em mais de 100 mil processos relacionados a concessão ou revisão de benefícios como aposentadorias, pensões por morte, auxílios e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segundo o Conselho de Justiça Federal, para entrar neste lote de pagamentos, é necessário que a ordem de liberação do juiz após o trânsito em julgado e cálculo definitivo tenha sido registrada no sistema ao longo do mês de maio. O repasse total enviado pelo conselho aos Tribunais Regionais Federais (TRFs) chega a R$ 2,6 bilhões. A diferença, de aproximadamente R$ 500 milhões, será usada para quitar outras dívidas judiciais de natureza alimentar, incluindo salários atrasados de servidores públicos federais. No total, mais de 226 mil pessoas devem ser alcançadas em 174 mil ações.

O calendário de pagamento, no entanto, não é único: cada TRF é responsável por definir o cronograma de liberação dos valores e depósito nas contas dos beneficiários. A orientação é que os segurados consultem o portal do tribunal responsável pela sua região ou acompanhem as informações por meio dos advogados das causas. Nos sistemas dos tribunais, o segurado pode verificar o valor liberado no campo “Valor inscrito na proposta”. Após o crédito na instituição financeira geralmente Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, o status passa a constar como “Pago total ao juízo”. Fonte: De Olho na Cidade.