domingo, 24 de janeiro de 2016

ESCRITORA IRARENSE BARTIRA BARRETO FEZ LANÇAMENTO DE LIVRO DE POEMAS

Por Clóvis Gonçalves
Na noite deste último sábado,  23 de janeiro às 19h30min no Centro Cultural Viva Irará, na Rua Pedro de Lima no município de Irará, a escritora Bartira Barreto (Baby) reunião familiares, amigos, colegas de trabalho e intelectuais para o lançamento do seu primeiro livro de poemas Versos da Flôr pela editora Ixtlan, o livro foi prefaciado pela professora de letras da UEFS Técia Valverde, nesta instituição (UEFS) de ensino que a escritora e poeta Bartira Barreto é aluna no curso de letras e línguas estrangeiras, da UEFS também veio a professora de línguas estrangeiras Andreia Araújo e familiares para participar do lançamento do livro.


A escritura tem poemas da sua autoria que faz parte da Coletânea Grandes Autores da Bahia que foi publicada em 1999. O evento teve a participação da cantora Lucy Sá com raízes Irarense, com seu violão e a sua voz mágica interpretou sucesso que eternizou vários artistas da MPB como Djvan, Chico Buarque de Holanda, Cazuza, Alceu Valença, Tim Maia e tantos outros, o show da artista com um repertório eclético foi dividido em dois períodos, sedo que o primeiro para o inicio do evento.
Fez parte da grade da programação do lançamento do livro vários recitais com poemas extraídos do livro Versos e Flor da autora de Bartira Barreto e também de outros poetas. 


No segundo momento após o professor de historia Sergio Ramos (Sérgio Cabeleira) recitar do poeta Castro Alves, outro poema que provocou frisson  no público foi interpretado pelo poeta e cordelista Kitut de Licinho foi “Educação Ainda Vai Salvar Esta Pais”  por fim o momento tão esperado pelo público que o pronunciamento da poetisa Bartira Barreto iniciou com um dos trechos do discurso contido no livro “Eu vou Ficar Aqui”  do poeta irarense, o Dr. Deraldo Campos Portela quando ele fez para comemorar os seus dez anos de formatura na medicina. (Para não Morrer de Tristeza os Homens se Reúnem, esse foi o trecho).  Depois a anfitriã cometida de forte emoção passeou em um dos trechos escrito pelo poeta Carlos Drummond de Andrade que é fonte de inspiração de Bartira Barreto.
Bartira Barreto foi entrevistada pela reportagem do blog Clóvis Gonçalves de Irará, a escritora e poetisa disse que escreve desde 13 anos de idade, e um belo dia acordou e decidiu com muito arrobo que iria escrever o seu livro, já tinha uma ideia como seria a capa, acordou com o título para o livro, compartilhou com o seu marido a ideia, mas de acordo com a escritora o livro está aí, mas foi um repente, como define a poetisa, aliás como são algumas das suas resoluções, completou. Ao ser perguntada sobre o título do seu primeiro livro ela disse por que o seu nome em língua indígena a tradução é Flor, ou seja Bartira significa flor. 


Ela destacou que o seu mundo é o mundo das letras, e pelas línguas falada por toda a humanidade, ela enfatizou que escrever é uma coisa maravilhosa, saí da alma. Bartira disse ao repórter que lançou um poema quando era adolescente, quando participo de uma seleção em 1.999 com o poema O Anjo do Amor, o próximo projeto da escritora é escrever um livro sobre reflexões. 

O repórter se referiu sobre o adágio popular que diz: O homem precisa plantar uma árvore, ter um filho, e escrever um livro, qual o faltava para a poetisa? Ela muito sorridente, como lhe é peculiar, respondeu que só falta o filho, que ainda não tem plano, mas só por enquanto, finalizou. O evento encerrou com a escritora realização de autógrafos para os convidados.