sábado, 6 de abril de 2024

ll FESTIVAL INTERNACIONAL CASTRO ALVES DE POESIA, NA BIBLIOTECA CENTRAL DOS BARRIS EM SALVADOR

Por Clóvis Gonçalves

                                                               Foto divulgação: Lucy Anunciação

Nos  dias 13, 14 e 15 de março foi realizado na Biblioteca Central dos Barris em Salvador o ll Festival Internacional Castro Alves de Poesia, Idealizado pelo artista plástico, pintor e escultor Giuliano Otavianne, o II Festival de Poesias foi um verdadeiro sucesso de "cores, sons e sabores".  Além da participação dos grandes cantores baianos, a exemplo, do talentosíssimo e autêntico cantor e compositor Nilson Aquino, os cantores Beto Lima, Edivasco Carneiro e Elpídio Bastos, Diretor da Banda Olodum, também abrilhantaram e animaram o evento. Dos 40 (quarenta) poetas participantes, foi destacado pela Revista Exclusiva, o cantor e compositor Nilson Aquino que deu um belíssimo show de música e poesias, ambas de autorias próprias, a exemplo da música “O MUNDO PEDE PAZ " , que retrata sobre o contexto atual do mundo. Dos veteranos aos iniciantes, todos declamaram suas obras de forma eloquente e emocionaram a plateia.

Nas categorias melhor poesia e melhor perfórmance Emérita e Oganízia Maria Dias, foram as ganhadoras dos troféus, respectivamente.  A participação das Mulheres no Festival, neste mês a elas referendado, foi maioria absoluta, destaque também, para a poetisa Sheilla Cerqueira, que declamou a poesia de sua autoria, intitulada: " A Mulher que Nasceu para Brilhar", que enfariza o amor próprio e autoestima. Além de declamar, esta poetisa cantou em dupla com o cantor e compositor Nilson Aquino, o Hino do Projeto Mulher&Legado (projeto de incentivo ao empreendedorismo feminino) da Empresária Ana Dória. Autoria do Hino: Nilson Aquino.

Ao final do evento,  seis artistas plásticos Italianos Emilio PozzI, Casma, Akila  Porage, Raffaella Dell'orto,   Lily Davide Antiporta  e    Giuliano Ottaviani  doaram belíssimas telas,  que foram  trazidas pela curadoria do organizador do evento, Giuliano Otaviane, para composição do acervo da Biblioteca.

Idealização e coordenação:  Giuliano Otavianne, artista plástico, pintor e escultor.

Produção: Romário Filho e Bel Anunciação

Fotografia: Lucy Anunciação

Cobertura:  Canal de Todo Canto e Revista Exclusiva

Apoio: Fundação Pedro Calmon, Secretaria de Cultura, Revista Exclusiva, Governo do Estado da Bahia.

Texto: Manas Borges Produção - Crédito: Produção do evento.