terça-feira, 9 de abril de 2024

IRARÁ (BA): VERADORA LÉIA DE ROSALINO É OVACIONADA NO PLENÁRIO DA CÂMARA POR APOIADORES

Por Clóvis Gonçalves

DRT 7141BA

A galeria do plenário Dr. Aristeu Nogueira Campos da câmara municipal de Irará foi tomada por homens e mulheres com cartazes e palavras de ordem manifestação apoio a pré-candidatura a vereadora e primeira secretária da mesa diretora da casa legislativa. Os apoiadores da ex petista Leia de Rosalino declarou apoio incondicional pela corajosa atitude sobre a mudança partidária para concorrer ao cargo de vice-prefeita na chapa encabeçada pelo também pré-candidato Nassara ao cargo majoritário (prefeito) nas próximas eleições, o gesto dos apoiadores de Léia aconteceu de forma ordeira causando impacto aos presentes. A entrada dos simpatizantes e apoiadores da vereadora aconteceu após o presidente da mesa diretora Genivaldo Batista (Gene) declarar a abertura da sessão ordinária na tarde desta terça-feira, 9 de abril de 2024. Destacando que a vereadora recebeu também manifestação de apoio dos seus pares pela corajosa decisão pela mudança não de ideologia mas sobretudo a mudança de uma nova caminhada politica junto com um outro grupo politico pertencente a outro partido.  A vereadora Léia de Rosalino não mais pertencente ao partido dos trabalhadores (PT) onde militou por muito anos. 

De acordo com o regimento interno, a ata de número 991/2024 da sessão ordinária na última terça-feira, 2 de abril foi aprovada após a leitura e posta em votação por 9 votos favoráveis sem nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. No expediente do dia, foi realizada a leitura de várias indicações de vereadores para o poder executivo por meio da mesa diretora do poder legislativo municipal.

O projeto de Lei 715/2024 que trata sobre a Ratifica o Protocolo de Intenções firmados entre o município de Irará e a empresa Planeta ll de Fardamentos e Equipamentos de Segurança LTDA, que entre si celebram, o município de Irará e a empresa privada qualificada e acima citada com sede na Rua Guanabara, número 30 Pitanga, no município de Candeias na Região Metropolitana de Salvador no estado da Bahia, de acordo com o artigo 2º, o projeto de intenções possuirá vigência de 24 messes (dois anos) está em segunda discussão devendo retornar para a pauta na próxima sessão de acordo com o regimento interno da câmara municipal de vereadores. Também retornará para a pauta na próxima sessão o projeto 716/2024 de autoria do poder executivo municipal.

Ainda de acordo com a pauta desta última sessão, projeto de lei 716/2024 que trata de solicitação de autorização a abertura de crédito adicional espacial vigente, este projeto é de autoria do poder executivo para a implantação de uma usina de energia solar para atender os prédios públicos municipal, este projeto passou pela tramitação das respectivas comissões de acordo com o que determina o regimento interno do poder legislativo sendo pautado em segunda discussão e recebeu os votos necessário para a aprovação devendo na próxima sessão retorna para a última discussão e aprovação, caso seja aprovado seguirá para a sansão do prefeito Derivaldo Pinto (PT). Salientando que esta solicitação de autorização crédito ao poder legislativo é na ordem de R$ 2.887.029,64 (dois milhões, oitocentos e oitenta e sete mil, vinte e nove reais e sessenta e quatro centavos).