Por Clóvis Gonçalves
DRT 7141BA
Nesta segunda-feira, 27 de maio, o município de Irará completou 182 anos de emancipação, alegria e felicidade o município de Irará no estado da Bahia comemorou o aniversário de emancipação política. De acordo com a programação do evento no período matutino (manhã) aconteceu o desfile cívico da banda musical da Escola São Judas Tadeu e a banda musical do Colégio Polícia Militar da cidade de Alagoinhas, na igreja matriz celebrada missa solene em comemoração aos 182 de aniversário do município de Irará que integra o portal do sertão representado por Noel. A cidade de Irará com 28 mil habitantes, de acordo com o último censo do IBGE, ficando a 138 Km de Salvador tem nas proximidades as rodovias federais a 116, 101 e 324, por dentro do município passa a rodovia BA-084, os municípios de Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e faz divisa com as cidades de Pedrão, Santanópolis, Água Fria e Ouriçangas todos eram comarca do município de Irará.
Presentes a população, o deputado estadual licenciado, atualmente secretário do desenvolvimento econômico Ângelo Almeida, o prefeito de Santanopolis Vitor do Posto, as policias civil da Bahia representada pelo delegado Dr. Luciano, a 97ª Companhia Independente da polícia militar representada pela comandante a Major-PM Lilian, o poder legislativo municipal foi representado pelo vereador e presidente da mesa diretora Genival Batista (Gene) e demais vereadores, o secretário de governo municipal (Cacau) que na oportunidade assinou junto com o prefeito Derivaldo Pinto ordem de serviço para a secretaria de infraestrutura e vários secretários de governo municipal. Nesta data também comemora-se também o aniversário do iluminado iraraense e doutorados pobres, Dr. Deraldo Portela. O hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e de Irará foram realizado pelo prefeito, vice-prefeito Josias Nunes e o presidente da câmara de vereadores Gene.
O secretário de esporte e cultura Roberto Martins, em momento de fala destacou a importância da história de Irará neste 183, “Nós estamos aqui diante do obelisco que foi o marco centenário, o obelisco inaugurado em 18842 exatamente a 82 anos atrás, o obelisco trás as datas importantes do município de Irará; 1717, o povoamento na base, em 1842 aconteceu a emancipação política do município de Irará, em 1895, é quando ganha o nome de Irará e deixa de ser Vila de Conceição dos Campos e em 1942 é o ano do centenário que marcou a emancipação política”.
O secretário de cultura Robertos Martins, destacou três emancipações policias, de acordo com a fala do secretário, “a politicas nós já conquistamos há 182 atrás e estamos hoje comemorando 182 anos dela, a emancipação mental que nós estamos construindo a cada dia e o que é emancipação mental? É agente saber que Irará pode e é capaz e vai se desenvolvendo a cada dia, e a terceira emancipação que o município de Irará ainda não conquistou, mas vamos conquistar que é a emancipação econômica. E como é que vamos conquistar a nossa emancipação econômica? Fazendo a nossa economia girar.
“Agente com o município com a economia forte gerando ISS suficiente, para não depender do governo federal? Gerando IPTU o suficiente não depender? É um sonho, mas a gente pode conseguir essa economia e para isso a gente precisa olhar para a nossa economia criativa, a indústria da economia criativa atualmente é mais forte do que a indústria automobilística, a gente como sempre precisa valorizar a nossa cultura como política de município e não política de gestão. Não interessa quem passe ou vai passar, a gente precisa seguir esse exemplo do prefeito Derivaldo que é a gestão do trabalho que é implementado no município nas últimas duas gestões e o progresso que ele vem desenvolvendo nesta atual gestão sirva de continuidade como nossa política do município. Precisamos implementar essa política de município para quando a gente chegar em 2042, nos 200 anos com a três emancipações consolidadas.
Foram
assinados pelo prefeitos e os secretários das respectivas pastas várias ordens
de serviços e também autorização para licitação por meio da secretaria de
administração, em várias comunidades e também no perímetro urbano, algumas com
recursos próprios e outras oriundas de emendas parlamentares. Foi celebrado contrato de gratuidade de
terreno para a construção de galpão com a empresa Planeta Dois Fardamentos
Militares que vai gerar aproximadamente 100 empregos diretos de acordo com
projeto aprovado na câmara de vereadores. Também foram entregues vários
veículos (ambulância) para as secretárias de saúde, uma retroescavadeira e kits
produtivos também foi entregue, oriunda de emenda parlamentar e convênio
celebrado entre ACAR e o consórcio Portal do Sertão.