Por Clóvis Gonçalves
Criminosos
conseguiram um método para burlar o identificador de chamadas e, assim,
fingirem ser de bancos para aplicar golpes via telefone. De acordo com as
vítimas, além de o número ser o mesmo do call center, a locução das ligações
também é idêntica à da instituição financeira. A gravação é exata, com as mesmas opções,
mesma locução. É a mesma locução inclusive, eu tenho gravado e eu ligo, é a
mesma, é tudo igual – declarou uma consultora de vendas de Santa Cruz do Sul
(RS) que perdeu R$ 16 mil, segundo informações do Jornal Nacional. De acordo
com a vítima, os golpistas perguntaram se ela havia efetuado compras de R$ 16
mil. Após dizer que não, a mulher foi instruída a transferir o mesmo valor para
outra conta corrente para só assim receber o dinheiro de volta.
Além
dela, outras pessoas passaram por um golpe similar, como uma professora de São
Paulo que perdeu R$ 72 mil. Na ligação, ela foi orientada a ir até um caixa
eletrônico e passou seus dados bancários. Eu estava para trocar um veículo e,
simplesmente, por isso que foi liberado aquele dia o dinheiro, que eu já ia
trocar. E no mesmo dia que foi liberado, eles acabaram com tudo em 10 minutos
lamentou.
Segundo
especialistas, os números da ligação são fraudados por meio de programas que
mudam o ID do telefone. O diretor adjunto de serviços da Febraban, Valter
Faria, explica como não cair nesses golpes: O banco sempre trabalha mais de
forma passiva, aguardando que o cliente ligue pros números de suas centrais de
atendimento. Então, se você receber uma ligação em que se está identificando
como determinado banco, antes de qualquer ação ou passada de informação sobre
suas credenciais bancárias, a recomendação é essa: desligue e ligue para o seu
banco orientou. Já a Agência Nacional de Telecomunicações informou que está
trabalhando para criar uma ferramenta focada em bloquear ligações adulteradas. (Informação: Pleno.News)