quinta-feira, 10 de agosto de 2017

BAHIA TEM 70 CRIMINOSOS PROCURADOS PELA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA (SSP-BA)

Por Clóvis Gonçalves

A Secretaria da Segurança Púbica da Bahia (SSP-BA) tem atualmente 70 criminosos como alvos prioritários – a maioria faz parte de facções que atuam no estado. “Temos rivalidade dentro das próprias quadrilhas em algumas áreas da cidade e em todo o estado”, declarou o secretário da pasta, Maurício Barbosa, durante o lançamento da nova unidade do Batalhão de Choque, a Companhia de Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO), nesta quarta-feira (9 de agosto), na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).  a criação do PATAMO em julho. A tropa tem formação específica para atuar em regiões de conflito.A SSP não divulgou a lista com os nomes dos 70 criminosos que estão na mira da pasta. "Por uma questão de estratégia não vamos divulgar os nomes. Alguns tiveram suas prisões revogadas pela Justiça, mas o que podemos garantir é que alguns já constam no Baralho do Crime (ferramenta criada pela própria SSP para estimular os baianos a denunciarem os procurados pela polícia)", argumentou o secretário. 

O mapeamento foi realizado através do Serviço de Inteligência (SI) da Polícia Civil. “Temos um trabalho muito firme com as unidades especializadas da Polícia Civil que fazem um trabalho de investigação e atuam junto com a Polícia Militar e faremos um reforço nas comunidades na busca de traficante alvos considerados prioritários para segurança pública”. Os traficantes não são os únicos mais procurados pela SSP. “Estão também nessa lista assaltantes de bancos e integrantes de grupos de extermínios”, completou. 
O secretário reforçou ainda que a Patamo também atuará na captura desses bandidos. “A atuação da Patamo e demais unidades será em todo o estado, para que a gente possa fazer o desmantelamento dessas facções criminosas, atuando nas áreas onde elas (facções) vendem entorpecentes, para então o enfraquecimento e prisão dessas marginais”, declarou. 
PATAMO
A unidade, recém-criada pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA) dentro do Batalhão de Choque, vai atuar nos bairros que compõem a chamada “mancha criminal” da capital, e que abrigam um volume maior de ocorrências de violência. Entre eles, estão Cosme de Farias, Engenho Velho da Federação, Valéria e Santa Cruz. A Baixa do Tubo, por exemplo, no Vale do Matatu, é alvo de confronto intenso entre duas facções: Comando da Paz (CP), que ainda controla a região, e Bonde do Maluco (BDM), que domina Cosme de Farias e a região de Brotas.

A Patamo atuará fazendo ocupações em localidades em que seja percebida a necessidade de intervenção maior no estado. “Atualmente era feito remanejando policiais de outras regiões e acabava desfalcando outras regiões do policiamento para reforçar outras áreas. Agora, teremos um policiamento específico, treinado para ocupar áreas em conflito e só sair quando a área estiver quando a sensação de segurança for garantida à comunidade. Não vamos permitir que traficantes delimitem áreas territoriais”, declarou o governador Rui Costa.  Outra localidade na mira da nova unidade é o Boqueirão, na Santa Cruz. Apesar de o bairro fazer parte da região de Nordeste de Amaralina, onde há três Bases Comunitárias e uma companhia (40ª CIPM/ Nordeste), traficantes do CP desafiam a polícia. Além do BDM e CP, outras duas facções atuam no estado. São elas: Caveira e Katiara. 

A unidade especializada conta com um efetivo de 80 policiais militares que participaram de treinamento promovido pelo Batalhão de Choque. “Foram duas turmas muito concorridas com seleções bastante criteriosas. Só quem conhece o treinamento desta unidade sabe o quanto estes homens e mulheres estão preparados para se dedicar à manutenção da paz social nos nossos bairros”, destacou o secretário Maurício Barbosa. Entre policiais da tropa, está a soldada da Rondesp Alaine Benetto 31 anos, que serve a PM há seis: ela é a única mulher do estado, em um grupo com 56 homens, a se tornar especialista em Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO)./Correio24horas)