segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

BLOCO ABRE ALAS RENDE HOMENAGEM AO PAI DOS POBRES; DR. DERALDO

Por Clóvis Gonçalves
Outra entidade de cunho social que existe há 16 anos, e faz parte da programação oficial é o bloco Abre Alas desfilando sempre nas manhãs domingo e todos os anos o bloco por meio da sua coordenação faz uma homenagem, e neste ano de 2017 o homenageado foi um dos filhos mais ilustre da terra que é considerado por toda a população iraraense como o pai dos pobres em razão da sua gigantesca generosidade principalmente com a população carente, nós estamos falando de Dr. Deraldo Campos Portela Martins, que mesmo depois de se formar em medicina preferiu permanecer em sua terra natal ajudando aos que mais precisava, e mesmo aos seu 84 anos ainda realiza este gesto tão generoso sem pedir nada em troca. Dr. Deraldo foi presidente por durante 40 anos de um dos patrimônios cultural de Irará que é a Filarmônica 25 de Dezembro que é também o orgulho do povo desta terra.
A homenagem também foi feita pela Charanga de Irará que dá o ritmo ao bloco Abre Alas que em quadro de associados é basicamente formado de pessoas da terceira idade que vão as ruas contagiadas pela nostalgia ouvindo as marchinhas de velhos carnavais como o Pierrô e a Colombina. Destacando que seus abnegados músicos  da Charanga que também é patrimônio de Irará são oriundos da Filarmônica 25 de Dezembro, parabéns a coordenação pela homenagem.  Em rápido discurso  Dr. Deraldo agradeceu  ao bloco Abre Alas o homenageado, na oportunidade ele deu um conselho, que não preciso acreditar em tudo que se diz diante ou não de um microfone, e finalizou dizendo que gostaria de abraçar e beijar a cada um. 

BLOCO DAS NEGRINHAS MESMO COM ATRASO LEVOU MUITA ALEGRIA E IRREVERENCIA PARA RUA 
O Bloco das Negrinhas é formado  por homens que desfila no domingo e saem travestidos de mulheres nos festejos populares de Irará, o bloco que faz parte do calendário oficial como atração. A fantasia é de tema livre, ou seja, cada participante faz a sua própria fantasia, o bloco tem como local de concentração e saída a Praça do Pedrão.
Este ano em razão de algumas dificuldades de ordem financeira o bloco ficou ameaçado de não fazer o tradicional desfile levando toda a irreverência e despojamento dos seus associados, ainda no ponto do de saída a reportagem do Clóvis Gonçalves de Irará ouviu as explicações por meio do som do trio elétrico que fez o desfile acompanhado da banda lado B de Salvador informando que o atraso da saída se deu por que o trio inicialmente contratado cancelou o compromisso com os responsáveis do bloco por questão financeira, fazendo com que para manter o desfile buscasse outra alternativa e já não disponibilizava de tanto tempo. 
De acordo com a coordenação mesmo com o enfrentamento das dificuldades o bloco foi prá rua. De acordo com a programação oficial o bloco teria que começar o desfile ás 10 horas da manhã de domingo, e saiu por volta das 15 horas.