domingo, 21 de agosto de 2016

VILA OLÍMPICA DA RIO-2016 REGISTROU QUATRO FURTOS POR DIA NOS ALOJAMENTOS DOS ATLETAS

Por Clóvis Gonçalves

Em 18 dias, um total de 73 furtos foi registrado nos alojamentos de atletas na Vila Olímpica – o conjunto de prédios na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, que abriga os competidores de todas as delegações dos Jogos. É uma média de quatro furtos por dia, de acordo com levantamento da Polícia do Rio baseado em registros de ocorrência da delegacia da região e em dados fornecidos pela administração da Vila. Os dados são correspondentes ao período entre 28 de julho (quatro dias após a abertura da Vila) e 14 de agosto. Houve, inclusive, o caso de duas medalhas furtadas no sábado (13/8) e recuperadas em seguida pela equipe de segurança da Vila. 
As duas peças foram encontradas com um funcionário que prestava serviços por uma empresa terceirizada. Em nota, o comitê Rio-2016 informou que se tratavam de medalhas comemorativas distribuídas a todos os integrantes das delegações que participaram da Olimpíada. Os organizadores contabilizaram sete casos de furtos registrados na polícia e outros 63 “incidentes” dentro da Vila Olímpica – que podem incluir furtos não comunicados à polícia e também os casos de objetos perdidos e posteriormente localizados. 
De acordo com a Polícia do Rio, entre os objetos desaparecidos dentro dos quartos de atletas estão celulares, perfumes, uniformes, barbeadores elétricos, dinheiro em espécie e cartões de crédito. A segurança nas áreas comuns da Vila Olímpica está sob responsabilidade da Força Nacional. Já a área dos quartos é restrita aos hóspedes das delegações e profissionais contratados para prestar serviços de limpeza e arrumação, como no caso das camareiras, por exemplo.(Vozdabahia)