quinta-feira, 8 de outubro de 2015

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO "CABEÇAS" EM PREFEITURAS DO RECÔNCAVO BAIANO

Por Clóvis Gonçalves


12080762_1181836488495379_717895056_nFoto: Divulgação  
Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (8/10), no município de Governador Mangabeira, na Bahia. A operação intitulada como “Cabeças” tem como objetivo  coibir prováveis desvios de verbas municipais, ocorridos no âmbito da Prefeitura da cidade.
Foram cumpridos  13 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Estão sendo convocadas, também, 40 pessoas, em 7 cidades da Bahia (Gov. Mangabeira, Salvador, Alagoinhas, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Maragogipe e Feira de Santana). Não houve emissão de mandados de prisão. Foi empregado um efetivo de 71 policiais federais. Os envolvidos responderão por crimes de desvio de verbas públicas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
De acordo com a PF, as investigações se dirigem à apuração do desvio de R$ 500.000,00 (quinhentos mil) da conta do  Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), ocorrido no dia 12 de abril de 2013, na gestão da atual Prefeita Municipal. O valor foi pago em benefício de uma empresa do ramo de construções e serviços sediada na cidade de Alagoinhas/BA.
Ainda conforme a polícia,  não houve, para aquele pagamento, qualquer processo licitatório ou contrato firmado. Tais documentos costumavam ser produzidos em momento posterior, burlando-se assim a legislação pertinente.
Com a operação, procura-se esclarecer também a notícia de que os crimes seriam cometidos por uma organização criminosa composta por dez empresas, além dos núcleos administrativo e político.
Além disso, estão sendo investigadas diversas irregularidades em prejuízo de recursos de fundos federais destinados à saúde e à educação, apontadas por relatórios dos órgãos de controle, especialmente o TCM, desde 2009.
O nome da operação “Cabeças” faz alusão ao nome como era conhecida a localidade onde está estabelecido o Município de Gov. Mangabeira.(Aratuoline)