domingo, 21 de junho de 2015

HERCÍLIA MARTINS, PROFESSORA, ESCRITORA, E IRARAENSE, FEZ LANÇAMENTO DO SEU LIVRO NESTE DOMINGO (21/6)


Por Clóvis Gonçalves

Da redação
Na manhã de domingo (21/6) no salão social da Lítero Musical Filarmônica 25 de Dezembro, a iraraense, professora e escritora Hercília Martins fez o lançamento do seu livro com o titulo “Refletindo Sobre o Sentimento da Vida, Somos a Consciência dos Nossos Atos”.
Na solenidade de lançamento estavam presentes familiares, amigos, e muitos de seus colegas professores. Destacamos a presença da Secretária de Educação do município de Irará, Darci lima, o artesão e escritor José Nogueira, o Secretário de Assuntos Econômicos, Reginaldo dos Santos e outros convidados. Professores manifestaram a sua gratidão por meio de depoimentos que foram realizados de maneira espontânea em agradecimento à escritora Hercília Martins pelas oportunidades que lhe foram dadas no inicio das suas carreiras profissionais.
A escritora Hercília Martins gentilmente concedeu entrevista a reportagem do blog Clóvis Gonçalves de Irará. Ela declarou que esse livro é uma síntese de toda a sua trajetória e que mesmo saindo de sua terra natal, Irará permanece dentro do seu coração. 

"Eu aprendi o que sou aqui, foi onde construir a minha família que é a minha base e exemplo de tudo. Agradeço aos meus amigos e colegas que são essenciais e contribuíram muito para que eu  pudesse construir a vida e a paz que tenho. 

Este livro resume as reflexões que fiz quando eu mudei o meu ciclo de vida, me desliguei da área pedagógica como professora e passei a praticar o que aprendi até então com as pessoas ao meu redor, com os meus colegas, e com os meus alunos. Estes sempre me recebem muito bem e agradecem-me pelas pessoas que se tornaram hoje. Talvez se eu não tivesse exigido tanto alguns deles seguiriam por outros caminhos." Destacou a escritora.

"Diante do que aprendi fiz um registro das minhas leituras. Durante o processo de catalogação e construção do livro, tive total apoio das minhas filhas e inclusive foram elas que me pediram para escrevê-lo. Esse projeto é para ser compartilhado e por isso não foi colocado a venda." 

"Quando eu saí de Irará recebi uma linda homenagem, então hoje eu estou homenageando as pessoas que contribuíram muito comigo e não tive a oportunidade de me despedir, mas carrego todos comigo junto com Irará que permanece dentro de mim. Esse é um momento de agradecer a todos pelos ensinamentos, não só quando me apoiaram mas também nas divergências. Aprendemos muito com as pessoas, elas são importantes pois aprendemos muito com a convivência, eu diria que não existiria a luz se não fosse a escuridão e para conhecer a luz temos que vivenciar a escuridão."

Perguntada se seria um adeus a Irará, ou um até logo, ela respondeu que não era adeus. "Construímos um filme a cada dia de nossas vidas, e nós sabemos que somos autores, produtores e protagonistas de um filme que será apresentado no nosso último dia. É ele que irei levar, é em cima dele que eu estou querendo me especializar e procurar a cada dia escrever uma  pagina que eu tenha prazer e não tenha a preocupação de dizer tchau, finalizou." (Da redação do blog Clóvis Gonçalves de Irará)