quinta-feira, 16 de abril de 2015

EX-LÍDER DO COMANDO DA PAZ,CLÁUDIO CAMPANHA ESTÁ EM SALVADOR PARA JULGAMENTO NESTA QINTA-FEIRA

Por Clóvis Gonçalves


slide claudio campanha julgamento
  
O traficante Cláudio Eduardo Campanha da Silva, 52 anos, ex-líder da facção criminosa Comando da Paz (CP), foi trazido do presídio federal de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná, para ser julgado em Salvador por dois homicídios em sessão que será realizada nesta quinta-feira (16). Ele é acusado de pelo menos 100 mortes e  foi capturado em 2008, no Ceará, após uma extensa operação policial. A sessão acontece a partir das 8h30, no 1º Juízo da 2ª Vara do Tribunal de Júri do Fórum Ruy Barbosa, em Nazaré.
O promotor de Justiça Nivaldo Aquino recorreu do resultado do júri que aconteceu em 2011, quando Campanha foi absolvido das duas acusações.  O julgamento, que será conduzido pelo juiz Vilebaldo de Freitas, faz parte dos casos avaliados durante a Semana Nacional do Júri, iniciada na última segunda-feira (13), em todo país. Davi Gallo será o promotor, enquanto Antônio Glorisman e Paulo Vilaboim atuarão na defesa.
Conhecido pelo vulgo de “Malhado”, Campanha era um dos nomes mais fortes da cena da criminalidade na Bahia na época em que comandava a facção Comando da Paz, cargo assumido após a morte do traficante Pitty, em 2005. O grupo foi criado dentro da Penitenciária Lemos de Brito, após a chegada do traficante e sequestrador Mário Carlos Jezler da Costa, que já havia frequentado prisões cariocas e paulistas e fazia parte da Falange Vermelha. A organização surgiu para reivindicar melhores condições e controlar a violência no presídio. (Foto Aristides Batista/Ag.Atarde)