segunda-feira, 24 de novembro de 2014

SANTO ESTEVÃO: CONSUMIDORES REVOLTADOS COM A EMBASA PROTESTAM CONTRA A FALTA D'AGUA


Por Clóvis Gonçalves

Cerca de 100 pessoas, todos moradores do Paiaiá, comunidade rural de Santo Estevão, se reuniram em frente ao escritório local da para protestarem contra o a falta d’água.

De acordo com os moradores, há mais de 60 dias estão enfrentando os problemas com a falta de água potável nas torneiras. De acordo com a lavradora e dona de casa Edvanda Silva Conceição, de 36 anos, quando cai água nas torneiras é geralmente na madrugada. “Quando chega água lá em casa é por volta de 2h da madrugada. Temos que ficar acordadas se quisermos encher os reservatórios”, explicou.
Dona Edvanda, assim como os demais moradores que foram protestar ficaram ainda mais indignados quando a empresa entregou as contas com cobranças de um produto que não tiveram, segundo afirmam. “Estamos recebendo as contas normalmente, mesmo sem nenhuma gota de água”, explicou a também lavradora Lindaura Silva de Jesus, de 54 anos. Para dona Lindaura a situação é ainda pior, pois tem que se deslocar de sua residência no povoado, para buscar água em uma nascente. “No local tem sapos, bichos e é dessa mesma água que temos que usar pelo menos para lavar pratos e para o banho. Imagine o que a irresponsabilidade desta empresa está causando também para nossa saúde”, desabafou.

Durante o protesto, funcionários da EMBASA chegaram a ameaçar chamar a polícia para tentar conter os ânimos dos consumidores. Toda vez que os funcionários entravam ou saíam das dependências da empresa eram vaiados pela multidão que se aglomerava em frente ao escritório.

Uma comissão foi formada entre os moradores para tentar uma negociação com diretoria da EMBASA. Segundo o lavrador Salvador Gomes, de 69 anos e que fez parte de uma conversa na área interna com um pequeno grupo de moradores e funcionários da EMBASA, foi dada uma previsão de até quinta-feira (20), o sistema de abastecimento de água normalizar na região.

“Além deste prazo para voltar a água lá no Paiaiá, a direção da EMBASA afirmou que vai rever as contas de água que continuam chegando mesmo sem o serviço”, disse Salvador Gomes. Caso não seja normalizado o abastecimento de água, os moradores disseram que vão interditar a BR 116, no trecho do Paiaiá para chamar a atenção das autoridades. (Correio da Cidade).