Por Ba.gov.br
Foto: Alan Dantas- Ascom/SSPA Operação São João 2026 contabiliza 45 foragidos da Justiça
alcançados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança
Pública e redução dos acidentes nas rodovias estaduais. O balanço parcial foi
encerrado na madrugada desta última quinta-feira (25/6). O emprego das novas
Plataformas de Observação Elevadas (POEs) garantiu a ampliação da cobertura de
câmeras. Os 13 novos veículos, que possuem nove câmeras embarcadas, auxiliaram
na captura de criminosos em 24 municípios da Bahia.
Os procurados foram presos nas cidades de Amargosa, Barra,
Camaçari, Campo Formoso, Cardeal da Silva, Castro Alves, Conceição do Jacuípe,
Gandu, Glória, Itaberaba, Itapé, Itororó, Jandaíra, Jequié, Laje, Mata de São
João, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Santo Estêvão, São Domingos, Senhor do
Bonfim, Serrolândia, Teofilândia e Vitória da Conquista. Os foragidos respondem
a processos por homicídio, estupro, receptação, tráfico de drogas, furto, porte
ilegal de arma de fogo e dívida de pensão alimentícia.
“Agradeço aos policiais, peritos e bombeiros, além dos
servidores da SSP pela total dedicação na Operação São João 2026. A redução da
criminalidade nos festejos tem relação direta com o trabalho dos nossos
guerreiros e guerreiras”, destacou o secretário Marcelo Werner. Acrescentou
ainda que 27 mil profissionais seguem intensificando as ações em todo o estado.
“Seguimos com a Operação São João até o dia 30 de junho, nos eventos de São
Pedro”, completou Werner.
SEGURANÇA NAS ESTRADAS
Ao longo do período do São João, equipes do BPRv registraram
uma queda de 50% nos números de acidentes sem vítima. No período, blitz
itinerantes, verificações de documentos, testes de bafômetros e inspeções
veiculares foram realizadas nas estradas de maneira constante pelos policiais. De
acordo com o comandante da unidade, tenente-coronel Fabrício de Oliveira, a
unidade ainda registrou um aumento de 75% nos flagrantes e de 33% na
recuperação dos veículos com restrição de furto ou roubo, em comparação ao
mesmo período do ano passado. “Faço um destaque para a cidade de Irecê e
região, localidade que recebeu o maior número de baianos e turistas no
interior. Por lá registramos uma redução de 100% nos sinistros nas estradas”,
detalhou. Fonte: ba.gov.br