Por A tarde
O
Diário Oficial do Estado publicou no último sábado, 20 de junho, o ajuste tarifário
anual da conta de água e esgoto na Bahia. A aprovação do aumento pela Agência
Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) entra em vigor a
partir do dia 20 de julho. O reajuste aprovado foi de 3,57%, o que gera um
tarifa com acréscimo de R$ 1,54 a cada seis metros cúbicos, passando de R$
43,23 para R$ 44,77. Este será aplicado de forma linear em todas as categorias
e faixas da tabela de serviços.
A
tarifa mínima, que equivalente ao consumo de seis metros cúbicos, terá um
aumento de R$ 0,56, passando de R$ 15,72 para R$ 16,28 na faixa Residencial
Social. Já na categoria Residencial Normal, o reajuste será de R$ 1,54,
elevando a tarifa de R$ 43,23 para R$ 44,77. O percentual aprovado é inferior à
inflação registrada no período, que foi de 4,13%.
O
reajuste é um procedimento anual previsto pela Lei Federal nº 11.445/2007.
Estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, com o objetivo de
recompor perdas financeiras decorrentes da inflação e dos custos relacionados à
energia elétrica e equipamentos eletromecânicos, materiais hidráulicos e
produtos químicos utilizados na prestação dos serviços de abastecimento de água
e esgotamento sanitário. Fonte: A tarde.