sábado, 13 de dezembro de 2025

IRARÁ-BA: CÂMARA REALIZA SESSÕES EM DOIS PERÍODOS; APROVOU PROJETO DO EXECUTIVO E O DE TÍTULO DE CIDADANIA

Por Clóvis Gonçalves

DRT 7141BA

Nesta última sexta-feira, (12/12), a câmara municipal de vereadores de Irará no estado da Bahia, município que integra do Portal do Sertão na Região Metropolitana de Feira de Santana a segunda maior cidade do interior da Bahia. Saliento que as reuniões (sessões) foram realizadas no plenário Dr. Aristeu Nogueira uma no período matutino e vespertino respectivamente. Na pauta, da primeira sessão o parecer ao projeto 742/2025 foram aprovados em regime de urgência urgentíssima. O projeto acima citado de autoria do poder executivo, que de acordo com regimento da casa legislativa o projeto e também o parecer que tramitavam em uma única discussão foram aprovados.

          Leninha exibindo o título de cidadã iraraense - Foto Clóvis Gonçalves

No período vespertino, a câmara volta a se reunir em sessão solene para aprovar o projeto que concedeu a Marilene dos Santos Dantas, mãe Leninha de religião de matriz africana o título de cidadã iraraense. O projeto do presidente da mesa diretora legislativa que recebeu o apoio dos vereadores sem nenhuma manifestação de voto contrario e tão pouco de abstenção. Na galeria do plenário prestigiando a solenidade estava o secretário de cultura esporte e cordelista Danilo Lumiando. Também presente o professor e ex-vereador Ubiratan Silva Reis (professor Bira) e atualmente presidente da FRENALBA, uma instituição que tem como objetivo representar e apoiar o povo de terreiro (matriz africana e umbanda) além dos filhos e filhas de santo.

Irará é a minha mãe terra, fui trazida arrebata pelo destino, que mim trousse para Irará, eu morava em Salvador onde morava e deixei tudo para trás, isso porque a paixão por Irará foi avassaladora. Em 1989 ela fixei residência em Irará, isso já são 36 anos que comecei um novo ciclo na minha vida e desta em diante são 36 anos e neste dia 12 de dezembro de 2025 me torno oficialmentecidadã iraraense ao receber o horroroso título reconhecido pelo poder legislativo do município de  Irará.

 Presidente da Camara Luís Severino (Jarro de Zezito) - Foto Clóvis Gonçalves

O presidente da câmara e autor do projeto Luís Severino (Jarro de Zezito) destacou no momento da abertura da sessão solene, que pela primeira vez em uma pessoa oriunda de religião dos quilombos está sendo homenageada por essa casa legislativa, fez agradecimentos os seus pares que votaram no projeto, estamos hoje festejando essa luta que essa casa vem buscar incansavelmente fazer uma reparação que no passado não lhes foram oportunizadas e que o povo de terreiro já mais serão esquecido, conclui.

          A homenageada, Leninha em destaque: Foto - Clóvis Gonçalves

A homenageada Leninha, no púlpito da tribuna da casa legislativa, agradeceu aos vereadores, aos seus filho e filhas de santo e as pessoas que a acolheram quando a esta terra chegou e continua sendo acolhida neste momento tão honroso sobre tudo importante.  Irará é minha cidade mãe, finalizou agradecendo aos vereadores em especial ao presidente da casa legislativa pela autoria do projeto que culminou em essa homenagem me tornando cidadã iraraense e aqui que escolhi para morar, muito abrigada!!.