Por Voz da Bahia
Foto: Divulgação/Via Bahia
O
Ministério dos Transportes formalizou nesta semana a data para os leilões de
concessão da BR-324 e da BR-116 na Bahia trechos até então administrados pela
extinta concessionária ViaBahia. A iniciativa integra o pacote de investimentos
rodoviários planejado para 2026. As rodovias que cortam o estado baiano devem
passar a ser operadas por novas empresas em um modelo de concessão
completamente reformulado. O projeto inclui a chamada Rota 2 de Julho correspondente
aos trechos das BR-324/BA e BR-116/BA que somam cerca de 663 quilômetros de
extensão.
De
acordo com o plano anunciado, o leilão da Rota 2 de Julho está previsto para o
próximo ano, mesmo com o atual calendário eleitoral, o que demonstra
compromisso do governo em dar prosseguimento imediato às obras de recuperação,
manutenção e modernização da malha rodoviária. Enquanto a nova concessão não é
formalizada, a gestão dos trechos está sob responsabilidade do Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que assumiu o controle após a
saída da ViaBahia. Desde então, já foram iniciadas intervenções emergenciais
para retomar os serviços de conservação, sinalização e pavimentação.
Para os usuários da rodovia, a expectativa de melhorias é grande. O plano contempla a reconstrução do pavimento, duplicação de trechos, faixas adicionais, implementação de dispositivos de segurança e, possivelmente, a adoção de pedágio via sistema eletrônico (free-flow), conforme o formato da nova concessão. O governo federal estima que os investimentos envolvam bilhões de reais com o objetivo de transformar as rodovias em vias mais seguras, eficientes e aptas a atender o crescente fluxo de veículos no estado. A expectativa é de que a nova concessão gere impactos econômicos e de mobilidade significativos para a Bahia e para todo o Nordeste. Fonte: Voz da Bahia.