quarta-feira, 12 de novembro de 2025

BOA NOVA: PRESIDE DA CÂMARA DE IRARÁ GARANTE 13º E FÉRIAS DE TRALHADORES AINDA EM NOVEMBRO

Por Clóvis Gonçalves

DRT 7141 - BA

Em sessão ordinária na Câmara Municipal de Irará nesta última terça-feira, 11 de novembro, além da leitura e aprovação da ata fruto da sessão do dia 4 de novembro de 2025 a mesa diretora por meio da presidência de acordo com as prerrogativas de sua competência aferidas pelo regime da casa da cidadania pelo encaminhou para a apreciação dos vereadores por meio dos respectivos votos pareceres e projetos para as comissões compostas pelos vereadores conforme o regimento da casa legislativa municipal determina.  Os projetos e seus pareceres foram votados e encaminhados para as comissões conforme o tema tipificado no projeto destacando que as peças legislativas (projetos) após receberem as confirmações das menciodas comissões retornam para uma pauta da próxima sessão que será na próxima terça-feira (18/11).

A Tribuna da Câmara foi utilizada pelo professor, ex-vereador e também ex-secretário de cultura esporte e laser Ubiratan Silva Reis (professor Bira), para falar sobre o projeto que está em tramitação nas casa legislativa que institui a Semana Municipal das Religiões de Matriz Africana e Umbanda da Bahia, de autoria do presidente do Poder Legislativo Municipal vereador Luís Severino (Jarro de Zeito).

Foto: Clóvis Gonçalves

“É com imenso orgulho e senso de responsabilidade que que me dirijo-me a esta tribuna desta casa legislativa na condição de representante da FREMAUBA – Frente Municipal das Religiões de Matriz Africana e Umbanda da Bahia para defender o projeto de Lei número 542/2025 que institui no município de Irará a Semana Municipal das Regiões de Matriz Africana e Umbanda.

Foto: Clóvis Gonçalves

A cultura africana, é sem dúvidas, um dos pilares fundamentais da formação da sociedade brasileira. Sua influência atravessa séculos e se manifesta em nossos costumes, danças, culinária língua e sobretudo, na reliogidade. Essa herança constitui uma identidade cultural rica, plural e resistência que precisa ser reconhecida valorizada e preservada, disse professor Bira em trechos do seu discursos na tribuna (Fonte: Trecho transcrito do discurso do presidente da FREMAUBA).

O cordelista Kitut, também o espaço da tribuna e trouxe a luz a fala do professor e humorista Ambrósio um dos influentes do estado da Bahia, que seu o fato da nossa independência, porque foi pelo povo de santo, de candomblé, os capoeirista, as marisqueiras, Maria Quitéria por que lá estava empunhando sua arma na defesa da independência da nossa Bahia. Os vaqueiros também não como uma figura histórica como é o caso dos encourados de Pedrão e da região. Então este projeto lei trata-se de uma referência também aos nossos heróis vaqueiras que tem um simbologia história e aqui faço agradecimentos também por essa oportunidade. O poeta e cordelista Kitut concluiu citandos versos de cordéis.

Foto: Clóvis Gonçalves

Ao final da sessão o presidente da mesa do Poder Legislativo concedeu entrevista para o programa Radar Notícias da rádio Irará FM, apresentado por Clóvis Gonçalves de 2ª a 6ª das 10h30min até as 12 horas. Jarrão informou que se reuniu com o prefeito Nassara, que foram feitos alguns alinhamentos administrativos (para a gestão) agradeceu a oportunidade da entrevista e destacou que o para ele começou muito cedo, por conta do compromisso de visitas alguns PSFs do municípios e fiquei contente de acompanhar o números expressivo de homens que foram realizar os exames por conta da campanha do Novembro Azul e participaram de palestras, fiquei entusiasmado com a grande procura por dos homens em quebrar o preconceito e cuidado com sigo no que se a saúde de forma preventiva e na realização por meio das campanhas como é o Novembro Azul.  

Foto: Clóvis Gonçalves

Outra ação positiva a reunião que tive com o prefeito Nassara Menezes (MDM), este encontro tratamos sobre os colaboradores que exercem suas funções na câmara de vereadores, diga-se de passagem as executas muito bem proveitosa porque o tema foi sobre orçamento que vai mover a máquina do executivo em 2026 e precisamos nos debruçar sobre o projeto e observar onde será aplicado cada centavo do nosso município.

Logo após tive um encontro com os assessores da câmara e falei sobe recesso e seus passo a passo inclusive na manutenção das suas atividades na câmara uma vez que assessor para os vereadores é uma novidades para nós vereadores em contato com setor jurídico vamos pagar o que é de direito dos os colaboradores desta casa, que o 13º salário e as férias uma vez que não consta em contrato, então venho conversando sistematicamente com assessoria jurídica para economizar para possamos cumprir a lei trabalhista no que se refere ao 13º salário que é de direito dos trabalhadores e trabalhadoras. Então os assessores da câmara de vereadores terão os diretos garantidos via depósitos bancários em suas respectivas contas serão pagos no próximo dia 28 de novembro de 2025, concluiu o presidente do poder legislativo municipal (Irará).