Por Atarde
Lucca contratou serviço em plataforma para arrumar interfone -
Um morador foi pego de surpresa ao se dar conta de estar
sendo vítima de um golpe, há tempo ele conseguiu tomar a máquina de cartão de
crédito da mão do golpista e estornar uma cobrança indevida no valor de R$2
mil. O caso aconteceu na tarde da última sexta-feira, 7, no bairro da Pompéia,
na Zona Oeste de São Paulo. A informação é do Portal g1. O estudante de 23 anos
afirmou que tinha solicitado, por meio de uma plataforma on-line, um técnico
para consertar o interfone do prédio onde mora. O profissional em resposta
passou um orçamento via mensagem por R$50 referente à mão de obra e mais R$47,99
para trocar uma peça do aparelho. Ficou acordado que, primeiro, um motoboy,
supostamente da loja, iria levar a peça, que deveria ser paga no ato. E só
depois o técnico iria até o local fazer o reparo.
De acordo com Lucca, que preferiu não ter o sobrenome
divulgado, o motoboy chegou por volta de meio-dia e disse que o pagamento não
poderia ser via PIX, mas sim apenas por cartão. Ele tentou, então, passar o
cartão de Lucca três vezes no modo aproximação, e uma vez o cartão físico, mas
a operação não era concluída. Em todas as tentativas, o golpista mostrou o
visor que indicava o valor da cobrança de R$47,99. Como não passou nenhuma vez,
ele disse que iria buscar uma outra máquina. "Ali, comecei ali a desconfiar
que poderia ser um golpe. Eu estava do lado dele e fui para trás do portão e o
fechei sem fazer alarde, para que ele não percebesse, mas ainda assim eu não
queria acreditar que se tratava mesmo de um golpe. Dei um voto de
confiança", revelou.
Já com a nova máquina em mão, Lucca diz que percebeu que era
um modelo diferente, em que a aproximação do celular ou cartão tinha que ser
feita pela parte de cima, e o painel com o valor não ficava visível para o
cliente. Assim que passou o cartão na nova máquina, a vítima recebeu o alerta
no celular. "Eu não conferi o valor na máquina, mas a notificação do Apple
Pay [sistema de pagamento do iPhone] piscou na hora na tela do meu celular
mostrando que a compra havia sido aprovada e no valor de R$2 mil. E o motoboy
dizendo que a compra ainda estava sendo processada. Eu fiquei ali olhando a
tela do celular", explicou.
Nessa hora, o golpista passou a máquina pelo vão da grade do
portão. "Acho que ele ia tentar me dar o golpe de novo, dizendo que da
primeira vez não havia passado", disse Lucca. Lucca ainda conta que, entre
receber a notificação da compra aprovada e puxar a maquininha da mão dele, se passaram
apenas uns 40 segundos. Meio que no susto, tomei a maquininha da mão dele, e
ele saiu correndo, me xingando e dizendo que eu tinha caído num golpe. Ele
ainda deu umas duas voltas no quarteirão. Liguei para o 190 da polícia, mas
nunca apareceram, ressaltou Lucca.
Já em casa, o estudante colocou a máquina em cima da mesa,
mexeu no menu do aparelho e conseguiu achar a opção para estornar o valor da
compra. Foi possível reverter a operação porque ele informou o valor do cartão
de crédito usado. Depois, ele foi até uma delegacia do bairro, mas, após
esperar uma hora e 40 minutos, retornou para casa e registrou um boletim de
ocorrência pela internet. Foi a primeira vez em que ele passou por esse tipo de
situação, conhecida como "golpe da maquininha". A plataforma on-line
GetNinjas, por onde Lucca havia contatado o profissional, mandou uma
resposta-padrão para ele dizendo que o vendedor será bloqueado.
Em reposta a tentativa de Lucca em chamar a polícia, a Secretária de Segurança pública (SSP) informou que a Polícia Militar recebeu um chamado para atender a ocorrência e compareceu ao local, mas não localizou a vítima. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) pontuou ainda que o caso foi registrado como estelionato e que a vítima precisa fazer uma representação criminal para que a investigação prossiga. Já a a plataforma GetNinjas informou que realizou "o bloqueio permanente do perfil fraudador" e prestou o "suporte necessário ao cliente". Crédito da Informação Atarde.