Por SBT News
Gabriella Furquim
Um carro explodiu na noite desta quarta-feira (13 de novembro) em uma rua próxima à Praça dos Três Poderes, em Brasília. O incidente ocorreu a poucos metros dos prédios do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Câmara dos Deputados. De acordo com informações preliminares, uma pessoa morreu. Por meio de nota, o Supremo Tribunal Federal informou que "dois fortes estrondos foram ouvidos e os ministros foram retirados do prédio em segurança".
"Os servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela. Mais informações sobre as investigações devem aguardar o desenrolar dos fatos. A Segurança do Supremo Tribunal Federal colabora com as autoridades policiais do Distrito Federal.". Agentes estão no local para avaliar se ainda há explosivos na região. (Carro com explosivo usado no incidente)
PM-DF/Divulgação
Ainda não há detalhes sobre a dinâmica do incidente. Mas, de acordo com relatos, a primeira explosão teria ocorrido em um carro próximo à Câmara dos Deputados. A segunda teria ocorrido a poucos metros do Supremo Tribunal Federal, onde o corpo foi encontrado. A Polícia Civil do Distrito Federal esclareceu, também por meio de nota, que "policiais da 5ª Delegacia de Polícia estão no local onde ocorreu a explosão de um artefato em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta quarta-feira (13)". A Policia Civil do Distrito Federal já deu início às primeiras providências investigativas e a perícia foi acionada ao local.
O homem que morreu durante as explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite desta quarta-feira (13), foi identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, natural de Santa Catarina. Conhecido como “Tiu França”, Francisco era chaveiro e havia concorrido ao cargo de vereador pelo município de Rio do Sul (SC) nas eleições de 2020. (Informações,SBT News/Voz da Bahia).