Por Bahiaonline
Na
segunda semana de julho, o valor do combustível já havia subido R$ 0,12,
chegando a R$ 5,97. Agora, o aumento foi de R$ 0,16, o maior registrado no
terceiro mandato de Luiz Inácio O aumento na gasolina já era esperado devido ao
reajuste anunciado pela Petrobras em 8 de julho. Na ocasião, a estatal elevou o
preço da gasolina em R$ 0,20 por litro. Nos postos, o impacto foi de R$ 0,15
por litro, considerando a mistura obrigatória de etanol. No Acre, o preço médio
da gasolina é de R$ 7,24, o mais alto do país.
No
Amapá, o litro é vendido a R$ 5,69, o menor preço registrado. Outros
combustíveis também apresentaram variação no período: o etanol subiu 3,03%,
chegando a R$ 4,08 por litro, e o diesel teve alta de 0,17%, a R$ 5,95 por
litro. Quem não pode mais cozinhar por causa do preço do gás, quem não pode
sair de carro pelo preço da gasolina, ou o caminhoneiro que sofre com o preço
do diesel, essas pessoas precisam entender essa luta é deles. E a
responsabilidade é do presidente, que joga a culpa nos outros. Em 2022,
enquanto pré-candidato à Presidência, Lula disse que a alta no preço dos
combustíveis era de responsabilidade do então presidente Jair Bolsonaro (PL).
De
acordo com informações do jornal O Globo, o presidente Lula já sabia do aumento
do preço dos itens cinco dias antes do primeiro anúncio. A nova presidente da
Petrobras, Magda Chambriard, avisou o petista sobre a decisão, previamente
costurada com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Fonte: Bahiaoline