Por Voz da Bahia
O
Ministério da Saúde (MS) divulgou que dois novos medicamentos que fazem parte
dos remédios disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estarão
disponíveis para os pacientes que sofrem com anemia falciforme. Alfaepoetina e
Hidroxiureia, usados no tratamento da doença, devem estar disponíveis em até
180 dias após a incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS).
A
alfaepoetina é para pacientes que apresentam declínio da função renal e piora
do quadro de anemia; e a hidroxiureia, na apresentação de 100 mg, é para
pacientes com pelo menos de 9 meses de idade, e a ampliação da apresentação de
500 mg para pacientes com 9 e 24 meses sem sintomas e complicações. A doença é
a enfermidade genética com maior prevalência no país e no mundo, muito comum
entre pessoas negras, especialmente em mulheres.
“É um grande marco para a questão da anemia falciforme, uma doença em que cerca de 80% dos diagnósticos estão relacionados à população negra, sendo 52% desses em mulheres. E, ainda mais nesta semana em que celebramos o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics), Carlos Gadelha. Fonte: Voz da Bahia.