Por Agencia Brasil
Foto: Marcelo Camargo - Agencia Brasil
A
bandeira tarifária de energia elétrica em agosto será verde, o que significa
que as contas de luz dos consumidores não terão custo extra no próximo mês.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as condições favoráveis
para geração de energia elétrica no país permitem a adoção da bandeira sem
cobrança. No mês passado, a Aneel tinha estabelecido bandeira amarela, com
acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos, por causa da previsão de chuva
abaixo da média e a expectativa de aumento do consumo de energia.
“No
final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o
que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região
Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”,
explicou o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa. Criado pela Aneel em 2015,
o sistema de bandeiras tarifárias indica aos consumidores os custos da geração
de energia no Brasil. O cálculo para acionamento de cada bandeira leva em conta
principalmente o risco hidrológico e o preço da energia.
As
bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou
vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em
função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo
maior, e a verde, sem custo extra. Edição: Nádia Franco. Fonte: Agencia Brasil.