Por Clóvis Gonçalves
Marcelo Camargo/Agencia BrasilServiços
tradicionalmente oferecidos pela Caixa Econômica Federal, o Programa de
Integração Social (PIS), o Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS) e o
seguro-desemprego também estarão disponíveis nas unidades dos Correios,
anunciaram nesta segunda-feira (25 de março) as duas estatais. Em troca, o
cidadão poderá postar e retirar encomendas em pontos de coleta instalado nas
casas lotéricas. Os presidentes da Caixa, Carlos Vieira e dos Correios, Fabiano
Silva dos Santos, assinaram a parceria. O acordo também prevê que funcionários
da Caixa realizem atendimentos presenciais ou virtuais em espaços nas unidades
dos Correios. Os clientes da Caixa poderão receber atendimento por
videoconferência para os seguintes serviços: atualização cadastral; desbloqueio
de senhas; consulta e autorização de saque de benefícios sociais; e orientações
sobre o abono salarial, o seguro-desemprego, o FGTS e o Instituto Nacional do
Seguro Social (INSS).
TESTE
A
integração entre a Caixa e os Correios estava implementada em fase de teste
desde 12 de março numa agência postal no município de Peixe-Boi (PA). O
presidente da Caixa também anunciou que 500 dos 13 mil correspondentes
bancários do banco já recebem encomendas dos Correios. O objetivo, informou
Carlos Vieira, é oferecer serviços do banco em todas as unidades dos Correios
até o fim do ano, com prioridade para as localidades sem pontos de atendimento
da Caixa. Em relação às lotéricas, a expansão do atendimento dependerá da
adesão das unidades. O acordo também prevê o compartilhamento de imóveis entre
os Correios e a Caixa. Além de ampliar a cobertura presencial das duas
empresas, o uso conjunto de prédios pretende ajudar na recuperação e na
modernização de propriedades de imóveis da União. Edição: Juliana Andrade/Agencia
Brasil.