terça-feira, 10 de julho de 2018

PRIMEIRA CASA PARA ESTUDANTES QUILOMBOLA DO PAÍS É INAUGURADA EM SALVADOR

Por Clóvis Gonçalves
A Casa do Estudante Quilombola Ilha de Maré, foi inaugurada pela prefeitura nesta última terça-feira (10 de julho), no bairro do Matatú de Brotas em Salvador. Projeto pioneiro no Brasil, a residência tem capacidade para abrigar 30 estudantes universitários quilombolas que residem em Ilha de Maré uma das três pertencentes ao município e que cursam o ensino superior na capital baiana.
A escolha pela Ilha de Maré ocorreu devido ao número de comunidades quilombolas existente na região, explicou a secretária Ivete Sacramento. Das cinco existentes em Salvador, quatro estão na localidade: Botelho, Passa Cavalo, Bananeiras e Santana. A quinta comunidade é a de Praia Grande, em São Tomé de Paripe no subúrbio ferroviário de Salvador.
Fruto do Programa de Ações Afirmativas para a Comunidade Quilombola em Salvador, o imóvel possui sala de estudo, área de lazer, sete quartos, cinco banheiros e duas copas, além de estar localizado próximo a pontos de ônibus e estação do metrô.
De acordo com o prefeito, foram investidos cerca de R$ 200 mil para a implantação da moradia. "Vamos poder acolher e abrigar esses jovens ao longo de todo o percurso deles no ensino superior, ofertando a eles um lugar para morar e se alimentar com segurança e qualidade. Assim, é reparada uma dívida histórica com a comunidade, que sempre sonhou com essa estrutura”, disse ACM Neto durante a cerimônia de entrega.(Metro1)