terça-feira, 10 de julho de 2018

GOVERNADOR COMPARA NÚMEROS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO ENTRE ESTADOS E FEIRA DE SANTANA

Por Clóvis Gonçalves
O governador Rui Costa (PT) comparou, na manhã de (10 de julho), a gestão dele à administração municipal de Feira de Santana, que até abril era comandada pelo pré-candidato ao governo da Bahia, José Ronaldo (DEM), e hoje é gerida pelo ex-vice Collbert Martins (MDB).
Em entrevista à Rádio Metrópole, o petista disse que o Samu Regional da cidade não funciona, apesar de o Ministério da Saúde enviar ambulâncias para todos os municípios baianos. “[Mas em Feira de Santana] nunca se dispôs a operar essa tarefa. Os fatos superam qualquer retórica que alguém possa apresentar ao longo do ano”, pontuou.
O governador provocou, ainda, ao dizer que a obra da Policlínica de Feira de Santana “não tem nenhuma outra igual” na Princesinha do Sertão. “Nós, inclusive, para atender a uma ausência de serviços da prefeitura de Feira, no que tange aos partos de alta complexidade, transferimos para o Hospital da Criança e ampliamos o serviço. Parto deveria ser atribuição do município, mas estamos investindo no custeio R$ 36 milhões, além do investimento que fizemos para transformar dois andares do hospital em uma unidade moderna aos partos”, criticou.
Rui Costa também fez uma comparação no quesito Educação. “Eu gosto do debate porque possibilita saber as pessoas que trabalham e as que não. Quem gosta de falar é que não. Os números falam mais alto do que as palavras. Em Feira de Santana, como em Salvador, o governo do Estado tem mais alunos matriculados no fundamental do que no município. Em 80% da Bahia os municípios assumiram, mas em Feira temos 23 mil alunos matriculados no ensino fundamental que representa 64% de todos. Em Salvador, 80 mil matriculados na rede estadual fundamental. Esses dados você pode acessar no site do MEC. Prova quem é que cuida da educação e saúde nos municípios”, ressaltou.