domingo, 23 de julho de 2017

SECRETARIA DE SAÚDE DE IRARÁ FALA DO SUCESSO QUE FOI O "MUTIRÃO DE PREVENÇÃO DO GLAUCOMA EM IRARÁ

Por Clóvis Gonçalves
No último sábado, 22 de julho o município de Irará cerca de 138 quilômetros de Salvador por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em  parceria com a Clínica dos Olhos (HCOE) de Feira de Santana realizaram mutirão de prevenção, diagnóstico e tratamento contra o glaucoma, que também por finalidade além do glaucoma que atingi normalmente pessoas a cima de 40 anos de idade, neste mutirão também ofereceu diagnóstico para a catarata. A preparação para este evento iniciou a partir da 6h00min criando condições da logística para a população.
Ás 07h30min foi iniciado os exames com os profissionais da HCOE na Policlínica João Albuquerque Brasileiro na Praça da Matriz.  Entrevistada pela reportagem do blog Clóvis Gonçalves de Irará a secretária municipal de saúde de Irará Laina Passos declarou que este evento a tendeu completamente as expectativas dentro do que foi planejado, com a distribuição de mil fichas para atendimento. 
A responsável pela pasta da saúde afirmou que nos próximos três meses será realizada mais uma nova etapa do mutirão para os pacientes que foram hoje identificados com o glaucoma,portanto o HCOE retorna ao município para dar continuidade a entrega dos colírios para o tratamento efetivo do glaucoma.
Ainda de acordo com a secretaria de saúde Laina Passos para que esta evento obtivesse o resultado desejado, contamos com o grande empenho das Secretarias de Infra-estruturar, administração do município,para a realização deste mutirão contamos também o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) lembrando que foi de fundamental importância para o sucesso do mutirão igual importância teve os outros profissionais envolvido nesta ação. A secretaria destacou que a finalização do mutirão será quando o último paciente for atendido, em relação ao relatório do número de paciente que foram identificados com a patologia.
Dr. Felipe Pedreira Oftalmologista - HCOE
Quanto aos critérios a gestora da pasta declinou que todas as pessoas acima de 40 de idade. Pessoas com abaixo de 40 anos, mas que tenham parentes que tenham a patologia do glaucoma já identificado, portanto pessoas que se encaixam nas duas situações foram atendidas neste primeiro mutirão na atual gestão municipal nos casos, concluiu.