quarta-feira, 24 de junho de 2015

IRARÁ-BAHIA: NO ARRAIÁ DA PRAÇA, MUTO FORRÓ PÉ DE SERRA

Por Clóvis Gonçalves

Da redação
Abertura oficial do “Arraiá da Praça” dia 23 de junho, às 21h45min com Os Caçulas do Forró, esquentou a praça, na cidade, os termômetros marcavam uma temperatura de 20º graus, portanto uma noite relativamente fria, as pessoas usavam agasalhos para se protegerem do frio. Mas quando Os Caçulas começaram tocar o forró pé de serra, o público começou arrastar o pé, quem já estava com a sua cara metade ficou mais fácil para arrochar o nó, os solteiros e solteiras foram solidários para acabar com o frio, parece que a temperatura corporal dos casais ficaram iguais, superando a que registrava nos termômetros.
O Grupo Caçula do Forró é formado por irarenses nos vocal e sanfona João da Caçamba, voz e zabumba Bado, no seu repertório do grupo veio algumas músicas de sucesso do próprio grupo, como a Cabaça de Maria,Vá Lavar o Toba, agregou também canções de outros artistas.

O segundo artista que foi para o palco do arraiá da praça foi o sanfoneiro lá de Salgueiro em Pernambuco, Targino Gondim, compositor, interprete,com influencias musicais de grandes ícones do forró brasileiro,a exemplo de Luís Gonzaga,Dominguinhos, Osvaldinho do Acordeon.
Targino está completando 20 anos de carreira, aos 12 recebeu de presente uma sanfona do seu pai com que aprendeu a dar os primeiros acorde no instrumento que chegou ao Brasil na época da guerra do Paraguai com nome patenteado como acordeon,no Brasil passou a ser chamada de Sanfona,Targino é o criador do Encontro Internacional de Sanfoneiros, como dizia o velho Lula,filho de seu Januário, vem gente de todo o lugar,Gondim já se apresentou em Irará em 2000, desta vez trouxe trabalho novo,”É Festa 20 Anos” incluso muitos sucessos que o público lhe consagrou,como Esperando na Janela,Toca Prá Nós Dois,Fingindo Que Não Tá. Neste show estava no repertório do sanfoneiro pernambucano, Mandacarú, Espumas ao Vento,Eu Só quero um Xódó, e No Woman No Cry,versão de Gil.
Como a noite do “Arraiá da Praça com tanto artistas de boa qualidade e prometia forró pé de serra até de manhã,fechando a grade desta terça-feira (23/6) O Trio Vírgulino, com 35 anos na estrada, só tocando forró, inclusive com muitas apresentações com turnê no exterior. 
Trio Vírgulino é formado por uma família, de acordo com entrevista concedida a repórter Clóvis Gonçalves, com Enock Virgulino,voz e sanfona, Adelmo no triangulo, e Roberto na zabumba,estão com trabalho novo, DVD e CD no mesmo encarte, com algumas músicas com participações de vários artistas,Elba Ramalho,Frank Aguiar,Alceu Valença,Dominguinhos,Zélia Duncan e Zeca Baleiro. Neste show a participação especial de Gigi,contrabaixista da cantora Ivete Sangalo. (Da redação do blog Clóvis Gonçalves de Irará)