quarta-feira, 3 de setembro de 2014

SANTANÓPOLIS: COLÉGIO ESTADUAL REALIZOU A PRIMEIRA FEIRA DE CIENCIAS

Por Clóvis Gonçalves
O Colégio Estadual José Antonio de Almeida no município de Santanópolis, na Bahia tendo como diretor Ricardo Ferreira dos Santos, professor de língua portuguesa, o estabelecimento de ensino nesta quarta-feira (3/9) realizou a primeira Feira de Ciências. As professoras de Biologia Alda de Cássia Ana Margarida Brito estão dando para esses alunos do Colégio José Antonio de Almeida a régua e o compasso para os futuros cidadãos, e como cuidar do nosso meio ambiente. A professora Ana Margarida Brito gentilmente concedeu esta entrevista ao repórter Clóvis Gonçalves da rádio Irará FM.


Ela declarou que a feira tem como tema principal a “Biodiversidade e Sustentabilidade Ciências em Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável” o objetivo desta feira é fazer com que através de projeto cientifico os alunos desenvolvam através da criatividade interesse e participação como o caminhar juntos o desenvolvimento e a sustentabilidade de agressão ao meio ambiente, a professora externou ainda que a cada ano o planeta está sendo degradado, é uma maneira prática e de conteúdo vai ser colocado no cotidiano e utilizando material reaproveitável evitando jogar produtos no planeta como lixo que serão reutilizados pelos alunos, salientou a professora de Biologia Ana Margarida que o projeto é praticamente de custo zero,essa feira tem como objetivo o despertar para a consciência ecológica.


O critério pedagógico a socialização dos alunos, a interação entre escola e famílias que faz parte da política e filosofia do colégio, esse projeto é interdisciplinar será valorizado, passará por uma avaliação que estão inclusos critérios em todas as disciplinas, são trabalhos que será expostos e aberto também para as comunidades que foram convidas para a visitação de colegas de outras turmas, então é um dia bastante  especial para participar deste evento, na prática temos que focar bem o aluno que nas mínimas coisas e gestos exercitando no dia a dia termina ficando um procedimento internalizado. Destacou ainda a professora Ana Margarida que exercer a cidadania é fundamental, principalmente os deveres e direitos colocando em pratica  todos os dias.


Esse projeto foi a partir da adesão do Colégio, quando realizou a inscrição para a Feira de Ciências, a partir daí foi a mobilização dos docentes para que se tornasse possível na prática, por realizar eventos iguais nas escolas onde lecionei em Salvador trouxe a experiência agregado ao conteúdo, e está dando certo a resposta positiva são os trabalhos do alunado, antes aconteceu a fase de treinamento para os alunos com um período de três meses e muita dedicação onde foi desenvolvido o temas, Ana Margarida Brito finalizou dizendo que os trabalhos dos alunos estão maravilhosos. (matéria original blog clovis gonçalves de irara)