quinta-feira, 16 de maio de 2013

PELA PRIMEIRA VEZ O EMBRIÃO HUMANO É CLONADO


Por Clóvis Gonçalves

Repórter da Rádio Irará FM

16/05/2013
Universidade do Oregon
Pela primeira vez os pesquisadores americanos fizeram  a clonagem de um embrião humano. A experiência produziu células troncos que serão usadas no tratamento de doenças. O assunto está provocando muita discussão pelo temor de que a técnica seja utilizada  para criar clones humanos. Os pesquisadores que fizeram os estudos já disseram que isso não é possível.


A técnica usada por cientistas da Universidade do estado do Oregon, nos Estados Unidos é a mesma que foi empregada para criar a ovelha Dolly. Os estudiosos introduziram células adultas sem material genético, no núcleo do óvulo, este se reprogramou e gerou células troncos embrionárias geneticamente idênticas aquelas usadas nos experimentos. As células troncos embrionárias são capazes de se transformar em qualquer célula do corpo humano e podem ser usadas para reconstituir tecidos, músculos e órgãos, e assim ajudar no tratamento de doenças como prolemas cardíacos e Mal de Parkinson.

A técnica elimina a necessidade de se usar embriões humanos para se fazer os experimentos, o que causava enormes discussões  e polemicas. Agora os cientistas querem descobrir quais são os prós e contra desses procedimentos, em relação a outros que apareceram nos últimos tempos. 


Shinyia Yamanaka  
No ano passado o japonês Shinyia Yamanaka ganhou o premio nobel de medicina, ao descobrir um jeito mais simples de se chegar ao mesmo resultado. Ele ativou alguns genes para reprogramar células tronco adultas, e conseguiu que elas voltassem a se comportar como células embrionárias. O que se espera é que uma técnica complete a outra. Informação Record/Fala Brasil