quarta-feira, 15 de maio de 2013


O  DEPUTADO ESTADUAL UZIEL BUENO PEDE CPI PARA O FUTEBOL BAIANO

Por Clóvis Gonçalves

Repórter da Rádio Irará FM

15/5/2013

Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira (15/05) o radialista e apresentador do programa Brasil Urgente na Band Bahia, o deputado estadual Uziel Bueno (PTN-BA), em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia no programa Balanço Geral, apresentado por Armando Mariane, declarou que conseguiu as assinaturas de 24 deputados estaduais para a instalação da CPI do futebol, ou a CPI da bola. O requerimento do deputado foi protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL- BA) que será publicado também no diário oficial do estado.

Segundo o deputado, esta CPI tem o objetivo de fazer uma investigação para abrir a caixa     preta do futebol para que o torcedor saiba o que está acontecendo nas negociações entre jogadores, empresários, empresas e dirigentes do futebol baiano de todas as equipes.

O deputado informou também, que já foi protocolado na Procuradoria Geral da União uma denúncia crime contra empresários e o dirigente Marcelo Guimarães Filho, do Esporte Clube Bahia. E porque OS deputados baianos através da CPI não podem investigarem também? Questionou o parlamentar estadual; a gente vai investigar e onde houver fraude, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha vamos atrás, afirmou.

A CPI da bola ou do futebol da Bahia é séria e usando o seu jargão ele disse que o sistema não pode ser “bruto” para o torcedor da Bahia. Há algum tempo atrás ele já havia dado entrada no Ministério Público contra a Federação Baiana de Futebol, contestando a permanência do presidente Ednaldo Rodrigues que não foi legitimamente eleito, o processo está tramitando no MP-BA. Já contestamos essas negociações: o jogador quando entra no clube ele diz que ganha R$ 50,000,00 100.000,00 ou 200.000,00 de salário, tem ainda o contrato de imagem e de participação, enfim existem muitas coisas nebulosas.

Mas, só tomamos conhecimento do valor exato que ele ganha, quando há briga com o clube. Se ele ganha mais do que diz que ganhava, consequentemente houve sonegação fiscal, o que significa que os impostos não foram pagos o que significa menos investimento na educação, saúde, segurança pública e infraestrutura. A população paga seus impostos quando compra um pãozinho, leite, etc., porque jogadores, dirigentes, donos de empresas tem que passar alheio a tudo isso? Eles tem que pagar seus impostos, o estado não pode ser lesado, finalizou o parlamentar.