segunda-feira, 22 de junho de 2026

GREVE DOS GARIS DE SALVADOR SEGUE SEM PREVISÃO DE TÉRMINO E MANTÉM COLETA PARALISADA

Por Aratu On.

A categoria aderiu à greve nacional do grupo em mobilização para aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas.

                 Garis fazem protesto na Via Regional após colega ser baleado ao furar blitz da Guarda Municipal.

Os garis e margaridas de Salvador ainda não tem previsão de finalizar a paralisação iniciada nesta última segunda-feira (22/6). A categoria aderiu à greve nacional do grupo em mobilização para aprovação do Projeto de Lei número 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas. A proposição prevê a regulamentação da profissão e a ampliação de direitos para os profissionais da limpeza urbana. Em entrevista ao AratuON nesta tarde, a coordenadora do Sindilimp, Ana Rabello, informou que ainda a manifestação deve se estender nesta terça-feira (23/6). De acordo com a representante, os trabalhadores só devem retornar após a aprovação do PL. Segundo ela, uma reunião na noite desta segunda deve debater a proposta.

“Ainda não há previsão de acabar a greve. O primeiro dia foi hoje. Agora de noite a gente vai fazer uma avaliação para poder estar fazendo os encaminhamentos a nível nacional”, disse Rabello. A coordenadora apontou que os serviços de varrição e coleta estão totalmente parados. Contudo, os trabalhadores se colocaram à disposição para realizar serviços essenciais, como a coleta de lixo hospitalar, caso haja solicitação, o que não havia ocorrido anteriormente.

“Está tudo parado. Tanto varrição como coleta especial de toda categoria. A gente liberou hoje o pessoal que trabalha em hospital, esses lixos que são recolhidos pelo hospital, porque não podemos deixar de conceder essa assistência. Então a coleta nesses lugares, se solicitarem, será efetuada. No entanto, amanhã a gente continua parado do mesmo jeito”, explicou ao site. Greve dos Garis em Salvador deixa bairros sem coletas  A greve dos garis em Salvador, que ainda não tem previsão de ser finalizada, tem afetado a coleta e limpeza urbana em diferentes bairros da capital baiana. Em vídeos enviados ao site, é possível ver que pontos de limpeza no bairro de Valéria conta com uma grande quantidade de lixo e entulho. Em imagens feitas por moradores é possível ver o acumulo de sujeira no local.

O QUE PREVÊ O PROJETO DE LEI (PL)

O PL dos Garis e Margaridas propõe a regulamentação da profissão dos trabalhadores da limpeza urbana, incluindo garis e margaridas que atuam em serviços de varrição, coleta de resíduos em vias públicas, acondicionamento de lixo e destinação final em aterros ou processos de reciclagem. Entre os pontos previstos na proposta estão a criação de um piso salarial nacional de R$ 3.036, jornada semanal de 36 horas para atividades de coleta e varrição, adicional de insalubridade em grau máximo de 40% e aposentadoria especial após 25 anos de serviço. De acordo com o SindilimpBA, a aprovação da matéria representaria um marco histórico para a categoria ao garantir valorização profissional, direitos trabalhistas e melhores condições de saúde e segurança no trabalho. 

Na nota, a entidade destaca que os trabalhadores da limpeza urbana exercem uma atividade essencial para a saúde pública e para o funcionamento das cidades, mas ainda enfrentam baixos salários, exposição a riscos e falta de reconhecimento. Coleta de lixo durante greve dos garis em Salvador. Em Salvador, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) informou que acompanha a mobilização nacional e alertou para a possibilidade de alterações temporárias nos serviços de limpeza urbana em razão da adesão de trabalhadores à paralisação.

Altas Horas: Debaixo de chuva, garis recolhem lixo deixado por foliões na Barra.

Com o objetivo de minimizar possíveis impactos à população, a coleta de resíduos foi realizada excepcionalmente no domingo (21/6, substituindo a programação prevista para esta segunda-feira (22/6). A Limpurb informou ainda que divulgará uma nova nota ao longo do dia com informações sobre a execução do Plano de Contingência Emergencial e as medidas adotadas para garantir a continuidade dos serviços essenciais no município. Fonte: Aratu On.