Por Da redação/Aratu On
Foto De Arquivo Pessoal De Davi Rocha
Davi Rocha
transformou a própria história em um exemplo de como a educação pública pode
abrir caminhos e transformar vidas. Egresso do Colégio Estadual Professora
Nadir Araújo Copque, em Arembepe, no município de Camaçari, o estudante ficou em
primeiro lugar na modalidade LI-EP, que garante uma vaga no curso de Medicina,
o mais concorrido da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para estudantes
oriundos de escola pública, independentemente de renda familiar. Filho de um
soldador e de uma baiana de acarajé, Davi acompanhou de perto a rotina de
trabalho dos pais, aprendendo, desde cedo, o valor da resistência e do
trabalho.
O
estudante concluiu o Ensino Médio em 2024 e guarda recordações de professores
que sempre o apoiaram. Naquele ano, sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem) não foi suficiente para passar em Medicina. Ele persistiu e, com a base
adquirida na escola, estudou sozinho durante todo o ano de 2025, alcançando a
nota que lhe garantiu a vaga tão sonhada no Sistema de Seleção Unificada (SISU)
de 2026.
MEDICINA NA UFBA
O
interesse pela Medicina nasceu ainda na escola e foi alimentado pelo gosto
pelos estudos e por um desejo de evolução constante. “Queria uma profissão que
me desafiasse e me fizesse evoluir sempre. A Medicina me motiva a estudar,
pesquisar e ir além”, afirmou.
A
rotina disciplinada incluiu estudo diário, prática de atividades físicas para
manter o equilíbrio emocional e apoio constante à família. Nos fins de semana,
Davi ajudava os pais na venda de acarajé, em Arembepe. Experiência que reforçou
a responsabilidade e a determinação para seguir firme no objetivo acadêmico. Na escola, o comprometimento sempre foi
evidente. A diretora Guilhermina Silva Souza destaca a trajetória do então
aluno. “Davi sempre foi dedicado e tranquilo. A aprovação em Medicina, um curso
tão concorrido, reflete o esforço pessoal, o apoio familiar e o trabalho da
escola pública, que forma jovens capazes de transformar a própria realidade e a
da comunidade”, ressaltou.
JOVEM DE CAJAZEIRAS
PASSA EM 1º LUGAR NA USP
Outro
caso que trouxe orgulho para os familiares e amigos foi o do jovem Wesley de
Jesus, de 22 anos. O morador de Cajazeiras, em Salvador, conquistou o 1º lugar
no curso de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), no campus de Ribeirão
Preto. O resultado foi alcançado após uma preparação marcada por estudos
solitários, feitos em casa e sem acesso a cursinhos ou escolas privadas.
Filho de um pedreiro e uma trabalhadora doméstica, ambos vindos do sertão baiano, Wesley cresceu em uma família de poucos recursos financeiros, mas com incentivo constante à educação. A decisão de cursar Medicina surgiu ainda na infância, a partir das idas frequentes ao hospital por conta de crises de asma.
Wesley De Jesus, Jovem Morador De Cajazeiras, Em Salvador, Passou Em 1º Lugar Na Usp
A
preparação para o vestibular durou dois anos. Sem computador, Wesley utilizou
um celular antigo como principal ferramenta de estudo. A rotina começava às 5h
da manhã e seguia até a noite, em uma mesa improvisada que servia como sala de
aula e biblioteca. O esforço resultou em um desempenho de destaque no Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem), com acerto de todas as questões de Matemática,
Ciências Humanas e Ciências da Natureza.Fonte:Aratu On