terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

ENEM FILHO DE BAIANA DE ACARAJÉ E SOLDADOR É 1º COLOCADO EM MEDICINA NA UFBA

Por Da redação/Aratu On

Foto De Arquivo Pessoal De Davi Rocha

Davi Rocha transformou a própria história em um exemplo de como a educação pública pode abrir caminhos e transformar vidas. Egresso do Colégio Estadual Professora Nadir Araújo Copque, em Arembepe, no município de Camaçari, o estudante ficou em primeiro lugar na modalidade LI-EP, que garante uma vaga no curso de Medicina, o mais concorrido da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para estudantes oriundos de escola pública, independentemente de renda familiar. Filho de um soldador e de uma baiana de acarajé, Davi acompanhou de perto a rotina de trabalho dos pais, aprendendo, desde cedo, o valor da resistência e do trabalho.

O estudante concluiu o Ensino Médio em 2024 e guarda recordações de professores que sempre o apoiaram. Naquele ano, sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não foi suficiente para passar em Medicina. Ele persistiu e, com a base adquirida na escola, estudou sozinho durante todo o ano de 2025, alcançando a nota que lhe garantiu a vaga tão sonhada no Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2026.

MEDICINA NA UFBA

O interesse pela Medicina nasceu ainda na escola e foi alimentado pelo gosto pelos estudos e por um desejo de evolução constante. “Queria uma profissão que me desafiasse e me fizesse evoluir sempre. A Medicina me motiva a estudar, pesquisar e ir além”, afirmou.

A rotina disciplinada incluiu estudo diário, prática de atividades físicas para manter o equilíbrio emocional e apoio constante à família. Nos fins de semana, Davi ajudava os pais na venda de acarajé, em Arembepe. Experiência que reforçou a responsabilidade e a determinação para seguir firme no objetivo acadêmico.  Na escola, o comprometimento sempre foi evidente. A diretora Guilhermina Silva Souza destaca a trajetória do então aluno. “Davi sempre foi dedicado e tranquilo. A aprovação em Medicina, um curso tão concorrido, reflete o esforço pessoal, o apoio familiar e o trabalho da escola pública, que forma jovens capazes de transformar a própria realidade e a da comunidade”, ressaltou.

JOVEM DE CAJAZEIRAS PASSA EM 1º LUGAR NA USP

Outro caso que trouxe orgulho para os familiares e amigos foi o do jovem Wesley de Jesus, de 22 anos. O morador de Cajazeiras, em Salvador, conquistou o 1º lugar no curso de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), no campus de Ribeirão Preto. O resultado foi alcançado após uma preparação marcada por estudos solitários, feitos em casa e sem acesso a cursinhos ou escolas privadas.

Filho de um pedreiro e uma trabalhadora doméstica, ambos vindos do sertão baiano, Wesley cresceu em uma família de poucos recursos financeiros, mas com incentivo constante à educação. A decisão de cursar Medicina surgiu ainda na infância, a partir das idas frequentes ao hospital por conta de crises de asma.

Wesley De Jesus, Jovem Morador De Cajazeiras, Em Salvador, Passou Em 1º Lugar Na Usp

A preparação para o vestibular durou dois anos. Sem computador, Wesley utilizou um celular antigo como principal ferramenta de estudo. A rotina começava às 5h da manhã e seguia até a noite, em uma mesa improvisada que servia como sala de aula e biblioteca. O esforço resultou em um desempenho de destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com acerto de todas as questões de Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.Fonte:Aratu On