Por Agência Brasil
Marcelo Casal/Agência Brasil
A
Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a Medida Provisória (MP)
que instituiu o programa Gás do Povo, que assegura gratuidade no botijão de gás
de cozinha (GLP) de 13 quilos (kg) a famílias inscritas no Cadastro Único para
Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e desde que tenha renda per
capita de até meio salário mínimo. Foram 415 votos a favor e 29 contra. A MP,
cuja validade termina em 11 de fevereiro, segue agora para votação no Senado.
Segundo
o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome
(MDS), o Gás do Povo deve estar em pleno funcionamento em março, quando 15
milhões de famílias serão beneficiadas. O programa pretende combater a pobreza
energética, definida como a dificuldade de uma família em ter acesso a serviços
de energia essenciais e modernos, como iluminação, aquecimento, refrigeração e
energia para cozinhar. Atualmente, o programa está instalado em todas as
capitais.
O
Auxílio Gás, benefício atual que permite a compra de um botijão de 13 kg a cada
dois meses por cerca de 4,4 milhões de famílias de baixa renda, será
substituído. Em seu lugar, o Gás do Povo consolida a gratuidade do botijão em
mais de 10 mil revendedoras credenciadas espalhadas pelo país.
"O Gás do Povo promove dignidade, desaperta o orçamento das famílias, garante segurança e inclusão energética", afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanas-PB), durante a sessão de votação.Fonte:Agência Brasil.