sexta-feira, 28 de novembro de 2025

"PAPAI NOEL" É PRESO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL EM SHOPPING EM SANATA CATARINA

Por Aratu On

'Papai Noel' é preso por estupro de vulnerável em shopping. Foto: Reprodução

Em nota, o Lages Shopping Center afirmou ter sido “surpreendido pelas informações divulgadas” e ressaltou que os fatos investigados não ocorreram nas dependências do estabelecimento. O shopping informou ainda que o contrato com o funcionário foi encerrado. Um vídeo registrado pela Polícia Civil mostra o momento da abordagem, quando o homem é preso ainda vestindo a fantasia. Ele foi encaminhado ao sistema prisional e permanece à disposição da Justiça. O caso segue sob sigilo para proteger as vítimas. 

DENÚNCIA DE ESTUPRO A CRIANÇAS

O Brasil vive um cenário alarmante de violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, o país registrou 83.988 casos de estupro em 2023 um aumento de 91,5% em relação a 2011. A cada hora, sete crianças ou adolescentes são vítimas desse crime. Do total de ocorrências, 76% envolvem vítimas consideradas vulneráveis, ou seja, menores de 18 anos. Grande parte dos casos ocorre no ambiente doméstico. Os dados apontam que 61,7% dos estupros contra crianças e adolescentes são cometidos por familiares ou pessoas próximas, o que dificulta a identificação e a denúncia.

Na Bahia, os números também preocupam. De acordo com dados do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos, em 2024 foram registradas 33.761 denúncias de violações de direitos humanos no estado. Destas, 13.740 envolvem vítimas infantojuvenis, incluindo casos de violência sexual. Em 2025, até o dia 5 de maio, foram contabilizadas 568 denúncias de estupro de vulnerável na Bahia o quinto maior volume entre os estados brasileiros.

CRIMES SEXUAIS

Entre janeiro e junho de 2025, foram notificados 316 casos de estupro em Salvador, sendo que 68% das vítimas eram menores de idade. Entre elas, 114 eram crianças de 0 a 11 anos. Vítimas do sexo masculino representam apenas 8% do total. Foram registrados também 24 casos de importunação sexual, com maior incidência entre jovens de 18 a 24 anos. Os crimes ocorrem tanto em residências quanto em áreas urbanas. Aratu On. Fonte: Aratu On.