segunda-feira, 17 de novembro de 2025

AUTOESCOLA SUSPENDE AULAS PRÁTICAS E DEIXA ALUNOS NA MÃO

 Por BNews

Empresa nega suspensão das aulas, mas Detran-BA admite que serviço deixou de ser prestado - Agência Brasil.

Uma parte dos alunos contemplados pelo programa CNH da Gente estão impedidos de dar prosseguimento ao processo de obtenção da Carteira Naciona de Habilitação.  A iniciativa do Governo da Bahia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), tem como objetivo oferecer gratuitamente a primeira habilitação veicular para pessoas de baixa renda, mas desde o início deste mês as aulas práticas estão suspensas. “Fiz todo o processo inicial de compra de laudo, retirada de foto, captura de biometria, as prova das aulas teóricas e de legislação, e quando informamos à autoescola que havia passado na prova de legislação, vieram com a novidade que as aulas foram suspensas”, disse um aluno ao BNews na condição de anonimato.

A autoescola em questão é o Centro de Formação de Condutores Super Vida. Segundo a denúncia, o dono da empresa entrou em contato pessoalmente com os alunos para informar sobre a suspensão. Ele teria dito que a medida foi tomada por causa da falta de pagamento do governo das parcelas referentes às aulas práticas. Ainda de acordo com os relatos, o empresário, identificado como Edson Issarraldi, informou que a situação só seria resolvida após o fim da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA).  “Ele disse que por conta desse processo estaria suspendendo as aulas, porque eles não poderiam ficar prejudicados arcando com recursos próprios, uma vez que o governo do estado não repassou as verbas, e que era para que aguardasse o final da COP30 para ver como é que ia resolver”, detalhou. “O consumidor final não pode ficar prejudicado devido a um impasse entre o governo, seja estadual ou federal, e a autoescola. O consumidor final não tem nada a ver com isso e não pode ser penalizado”, pontuou.

OUTRO LADO

Em contato com a reportagem, via aplicativo de mensagem, Edson Issarraldi garantiu que “em momento nenhum” as aulas foram suspensas, mas frisou que a empresa passa por um momento difícil depois do anúncio do Governo Federal de acabar com a obrigatoriedade das autoescolas para a obtenção da CNH.  “Não existe nenhuma suspensão dos serviços até o momento. Existe, sim, a falta de procura de novos clientes devido à fala do ministro Renan Calheiros e do Governo Federal, que está com um projeto assassino de desobrigar os candidatos a obtenção da CNH de fazerem aulas práticas com a falsa promessa de que os custos cairiam em até 80%”, iniciou o empresário. 

“As autoescolas do Brasil estão passando por uma crise sem precedentes, pior do que na época da pandemia. Essa proposta desastrosa está fazendo as autoescolas sangrarem desde julho, já houve demissões em massa na categoria, inclusive com empresas que já fecharam suas portas país afora. Aqui mesmo já demitimos e colocamos mais dois profissionais no aviso, pois não estamos mais matriculando e, consequentemente, sem receitas”, acrescentou.

O QUE DIZ O DETRAN

Em nota enviada à reportagem, o Detran confirmou que as aulas práticas foram suspensas e garantiu que o problema será resolvido com brevidade. Veja o comunicado na íntegra:

O Detran-BA esclarece que as aulas dos programas sociais seguem o cronograma estabelecido pela Coordenação.

Em relação à suspensão de aulas da CFC Super Vida aos contemplados pelo CNH da Gente, os mesmos voltarão a ser atendidos em breve, após atualização do cronograma do Centro de Formação de Condutores.

O PROGRAMA

O CNH da Gente foi anunciado pelo Governo da Bahia em março, junto com o CNH nas Escolas. Os programas visam oferecer isenção das taxas do Detran para obtenção da primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, e ampliar o acesso à mobilidade e às oportunidades de trabalho para a população que mais precisa. Ao todo, serão oferecidas 12 mil vagas em 2025. O CNH nas Escolas terá 2 mil vagas destinadas exclusivamente a estudantes da rede pública estadual, enquanto o CNH da Gente atenderá 10 mil pessoas. Para participar, os candidatos devem cumprir critérios como ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, ser domiciliado na Bahia e estar inscrito no CadÚnico, entre outros requisitos. Fonte: BNews.