segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

ENEM: APENAS 12 ESTUDANTES CONSEGUIRAM NOTA MIL NA REDAÇÃO; NENHUM DA BAHIA

Por Bahia Online

     Redação teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”

Somente 12 dos mais de 4,2 milhões participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 alcançaram a nota máxima na redação. Desses, apenas um era aluno da rede pública. A informação é do ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 13 de janeiro, em Brasília, onde foram apresentados os dados do exame. Esse é o menor número de candidatos a obter a nota máxima na história do exame. 

Esse resultado foi alcançado em um ano em que a redação teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. O ministro da Educação destacou que o Inep, responsável pela realização da prova, fará uma análise dos resultados. “Vamos procurar entender o que significa esse resultado e pensar em ações e políticas a partir dessa análise“, afirmou Santana.

Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo registraram um aluno com nota mil em cada estado. Já o Rio de Janeiro e Minas Gerais tiveram dois estudantes com a nota máxima, sendo que um dos alunos de Minas Gerais era da rede pública. A média de proficiência da redação, que leva em conta as notas de todos os participantes, foi de 660 pontos. Por outro lado, a média geral do exame, que inclui as áreas de conhecimento e a redação, ficou em 546 pontos.

Com a nota do exame, os estudantes podem se inscrever em várias opções para ingressar no ensino superior, incluindo:

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para disputar vagas nas universidades federais;

A Universidade de São Paulo (USP), que reserva 20% de suas vagas para candidatos do Enem;

O ProUni, destinado a estudantes de baixa renda, que oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas;

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que cobre até 100% das mensalidades em instituições privadas; E universidades de Portugal parceiras do Ministério da Educação brasileiro.

As inscrições para o Sisu começam na proxima sexta-feira, 17 de janeiro, e vão até terça-feira, 21. Os candidatos serão selecionados conforme a nota obtida no exame, dentro do número de vagas disponíveis para cada curso. No sistema, é possível escolher até duas opções de curso e modalidade de concorrência, que pode ser ampla ou por cotas. Durante o período de inscrições, é possível verificar a nota de corte para a vaga desejada. No dia 17 de janeiro também serão divulgados os resultados dos aprovados no ENEM-USP, cujas inscrições ocorreram entre novembro e dezembro de 2024.

Ainda não foi divulgado o cronograma oficial para as inscrições no ProUni e no Fies. Geralmente, o governo inicia as inscrições do Sisu (para as universidades federais), seguido pelo ProUni (para bolsas de 50% e 100% em instituições privadas) e, por último, o Fies (que oferece financiamento para cursos em universidades privadas, com pagamento após a conclusão do curso). Fonte: Bahia On.