Por Aratu On
Foto: Governo Rio Grande do Sul
A
partir desta próxima segunda-feira (11/11), todos os postos SAC da Bahia passarão a
oferecer agendamento para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
(CIN). O agendamento obrigatório para a emissão do documento, pode ser feito de
forma rápida pelo aplicativo SAC Digital, no portal ba.gov.br. A primeira via
da CIN é gratuita e terá o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único
número de identificação. Para solicitar o novo RG, o cidadão deverá apresentar
a certidão de nascimento ou de estado civil. Caso a certidão original esteja
plastificada, será necessário apresentar também uma cópia.
Também
será possível incluir no documento outros números de identificação, como o da
CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso,
a nova identidade traz a opção de incluir informações sobre condições de saúde,
como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual,
física e intelectual. O documento também permite o registro de dados como tipo
sanguíneo, fator RH e a opção por ser doador de órgãos. Outra novidade
importante é a inclusão do nome social, a pedido do cidadão, e a possibilidade
de alteração do nome na certidão de nascimento, caso haja mudança no registro.
A
CIN também estará disponível em versão digital. O documento digital pode ser acessado
no portal do Governo da Bahia três dias após a impressão da versão física e
conta com um QR Code para verificação de autenticidade e dados. A nova Carteira
de Identidade Nacional chegou à Bahia há pelo menos quatro meses e, desde
então, está sendo gradualmente disponibilizada em mais postos SAC. A partir de
segunda-feira, as unidades de Bom Jesus da Lapa, Cocos, Central, Luís Eduardo
Magalhães, Mucugê, Pilão Arcado, Remanso, Santa Maria da Vitória, Sento Sé,
Tapiramutá e Xique-Xique também passarão a emitir o novo Registro Geral (RG). Informação do Aratu On.