sexta-feira, 27 de setembro de 2024

125 MIL BENEFICIÁRIOS TÊM AUXÍLIO-DOENÇA SUSPENSO EM PENTE-FINO DA PREVIDÊNCIA

Por Voz da Bahia 

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou que 125 mil beneficiários de auxílios por doença tiveram seus pagamentos suspensos por não atenderem mais aos critérios exigidos pelos programas. A informação foi divulgada durante o programa “Bom Dia, Ministro”, transmitido nesta quinta-feira (26) pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O levantamento feito pelo governo envolve dados de 800 mil beneficiários, dos quais 250 mil já foram examinados.

“Por lei, a cada dois anos, é necessário verificar a vigência desses auxílios. Já ultrapassamos esse período, e praticamente metade estão com os direitos vencidos de auxílio-doença”, explicou Lupi. Segundo ele, os beneficiários serão convocados para passar por uma nova análise, e mutirões de perícia médica serão organizados para verificar se a condição de saúde que deu origem ao benefício ainda persiste. A equipe da coluna solicitou mais informações sobre as datas dos mutirões e os serviços oferecidos no Ceará, e aguarda retorno para atualizar o texto.

O QUE É O AUXÍLIO DOENÇA?

O auxílio por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença, é um benefício concedido aos segurados do INSS que, após avaliação médica, comprovem estar temporariamente incapacitados para o trabalho ou para suas atividades habituais por mais de 15 dias consecutivos, seja por motivo de doença ou acidente.

PRINCÍPIOS REQUISITOS PARA O BENEFÍCIO

Manter a qualidade de segurado;

Comprovar, por perícia médica, a incapacidade para o trabalho ou para as atividades habituais por mais de 15 dias consecutivos;

Cumprir a carência de 12 contribuições mensais, exceto em casos de doenças graves ou acidentes.

Doenças que isentam da carência

Tuberculose ativa

Hanseníase

Transtorno mental grave

Neoplasia maligna

Cegueira

Paralisia incapacitante

Cardiopatia grave

Doença de Parkinson

Espondilite anquilosante

Nefropatia grave

Doença de Paget avançada

AIDS

Contaminação por radiação

Hepatopatia grave

Esclerose múltipla

Acidente vascular encefálico agudo

Abdome agudo cirúrgico

Como solicitar o benefício pelo Meu INSS

Acesse o portal Meu INSS;

Faça login e selecione a opção “Novo pedido” ou digite “incapacidade” no campo de busca para encontrar a opção de solicitar o benefício;. Acompanhe o andamento do pedido na opção “Consultar Pedidos”.