Por Clóvis Gonçalves
Uma loja de eletrodomésticos, que não teve o nome divulgado
e fica dentro de um shopping de Salvador, na Avenida Antônio Carlos Magalhães
(ACM), foi autuada nesta sexta-feira (26), dia da Black Friday, por vender um
fogão em uma falsa promoção. Equipes da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa
do Consumidor (Codecon) identificaram que o estabelecimento estava anunciando
um suposto desconto de R$ 400, em um produto que, na verdade, estava com o
valor original de vendas. O nome da loja não foi divulgado. A fraude na
promoção foi identificada porque, dias antes das ofertas de Black Friday, as
equipes de Defesa do Consumidor fizeram pesquisas de preços em várias lojas da
capital baiana, há cerca de 30 dias. “Nós fazemos isso para evitar que os
vendedores mantenham os preços antigos, como preços promocionais. Uma das ações
que estamos fazendo hoje é fazer comparativo de preços. A loja que está sendo
autuada por vender eletrodoméstico com um suposto preço promocional, mas
mantendo o preço antigo. Neste caso, foi um fogão”, explicou Humberto Viana,
diretor-geral da Codecon.
“No dia que fizemos a pesquisa, ele estava de um determinado
valor, e agora continua neste mesmo valor, como sendo da promoção da Black Friday,
com uma suposta diferença de R$ 400”. O diretor-geral do órgão explica que
depois de autuada, a loja responderá a um processo e será multada por falsa
propaganda de promoção. “A multa pode variar de R$ 900 a R$ 9 milhões. Vai ser
lavrado um auto de infração, e a partir daí vai haver um processo
administrativo e a loja vai ter que se explicar e passar por todo o processo
que o Codecon administra”, detalhou. Nesta sexta, equipes da Codecon estão
espalhadas em vários pontos comerciais da capital, para fiscalizar se as vendas
estão sendo feitas adequadamente, com os valores de promoção prometidos. O
consumidor que identificar falsas promoções pode denunciar para o órgão.
“Estamos também atuando em alguns bairros e estamos também
de plantão. O consumidor pode acionar a Codecon através do nosso aplicativo,
que é o Codecon Mobile, ou através do nosso site, codecom.salvador.ba.gov.br,
ou através do 156″, pontuou. “Também é importante frisar que a Codecon
disponibilizou, para os lojistas, um selo com o CDC Digital, que é uma forma
que o consumidor tem, se precisar, de forma online para buscar os seus direitos
através do Código de Defesa do Consumidor”. (Voz da Bahia)