quinta-feira, 10 de outubro de 2019

MUNDO IRANIANAS VERÃO JOGO DE FUTEBOL MASCULINO EM ESTÁDIO APÓS 40 ANOS

Por Clóvis Gonçalves

-Foto : Getty Images
Foto : Getty Images
O estádio Azadi, localizado em Teerã, será palco de um fato histórico na próxima quinta-feira10 de outubro, pela primeira vez em cerca de 40 anos o Governo local permitirá que mulheres acompanhem um evento esportivo masculino in loco. O evento em questão é o jogo entre Irã e Camboja, válido pelas eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2022.

PRESSÃO DA FIFA

Esta mudança do Governo do Irã em relação à presença feminina em eventos esportivos masculinos acontece após pressão da Federação Internacional de Futebol (FIFA), que enviou uma delegação a Teerã no mês de setembro para buscar formas de viabilizar o acesso de mulheres ao jogo contra o Camboja. Nesta partida, 4 setores receberão mulheres no estádio Azadi, instalação esportiva que tem 78 mil lugares.

CRITICAS AO GOVERNO

As mulheres iranianas foram proibidas de ver jogos masculinos de futebol em estádios após a Revolução Iraniana, em 1979. Este movimento tinha como uma de suas principais bandeiras afastar, e suprimir, as influências ocidentais na cultura local. Em setembro, o Irã se tornou alvo de críticas internacionais após uma mulher ter morrido ao colocar fogo em si mesma depois de ser condenada à prisão pela tentativa de assistir a um jogo de futebol. A mulher teria tentado entrar no estádio vestida como homem. (VozdaBahia)