Por Clóvis Gonçalves
Na manhã do último sábado (17 de agosto), aconteceu na sede da Academia Fight House, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, bairro Parque Ipê em Feira de Santana, a aula inaugural da Oficina de Defesa Pessoal voltada para policiais militares femininas. O projeto idealizado pelo soldado PM João Araújo, estudante de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), faixa roxa de jiu-jitsu, lotado na 66ª Companhia Independente da Policia Militar da Bahia (CIPM-BA) e tem como objetivo transmitir para as policiais noções básicas da defesa pessoal e utilização no serviço policial militar.
A aula foi ministrada pelo soldado PM João Araújo e pela atleta profissional de MMA, Virna Jandiroba. Em entrevista a reportagem do jornal Folha do Estado, o soldado João Araújo comentou a importância desse projeto para a atividade policial. “A defesa pessoal nada mais é do que um conjunto de técnicas derivadas das artes marciais que capacitam o agente de segurança a evitar o uso de armas letais, sendo possível assim, utilizar a técnica de forma correta durante um conflito, aplicando assim, o uso diferenciado da força. Só o profissional capacitado sabe até quando conter uma situação, assim como o momento exato de agir, seja, em uma ocorrência de violência urbana, domestica, ou até mesmo em caso de violência sexual. Um dos principais objetivos da oficina é prevenir confrontos através de uma atitude profissional, conhecimento dos procedimentos adequados e, especialmente, análise da situação como um todo. Na contrapartida, outro dos principais objetivos da oficina é ensinar as policiais militares agirem no tempo exato quando necessário, vez que a demora ou a antecipação no tempo de reação podem ser fatais”, disse.
A aula foi ministrada pelo soldado PM João Araújo e pela atleta profissional de MMA, Virna Jandiroba | Sidnei Campos FE
O capitão PM Marvio de Oliveira, subcomandante da 66ª CIPM, esteve acompanhado de perto as atividades e falou a respeito do apoio da companhia ao projeto de defesa pessoal. “Os profissionais de segurança possuem uma extensa carga de obrigações. Para as realizar a contento, é preciso muita dedicação e treinamentos. Uma das metas fundamentais para o exercício da profissão é a defesa pessoal. Por isso o comando da 66ª CIPM na pessoa do major PM Paulo José abraçou de forma carinhosa esse digno projeto e vamos dar todo apoio para a sua continuação”, ressaltou.
A atleta profissional de MMA da equipe Team Velame Fight House, Virna Jandiroba instrutora e colaboradora do projeto contou a reportagem do Folha do Estado, sobre a parceria da Fight House e 66ª CIPM, bem como a importância da pratica da defesa pessoal para as policiais militares. “As portas da Fight House estão sempre abertas a projetos tão importantes como este de defesa pessoal. O nosso líder professor Renato Velame sempre tem abraçado os projetos sociais do nosso município, e com a nossa briosa Policia Militar não seria diferente. Com relação ao projeto de defesa pessoal tem uma grande importância, pois é através da defesa pessoal que os policiais irão adquirir uma técnica de reação contra um ato perigoso ou ameaça.”, contou.
Crédito: Sidnei Campos FE
Para a policial militar Cinthia Marinho, participante do projeto, a aula inaugural foi um sucesso e o aprendizado ficou marcado. “Foi uma experiência ímpar, eu pude aprender com os instrutores a importância de estar bem preparada para uma situação cotidiana, que seja preciso uma tomada de decisão rápida usando a defesa pessoal como resposta imediata. Pretendo dar continuidade as aulas e me aperfeiçoar cada vez mais”, afirmou.
Ainda de acordo com o capitão PM Marvio de Oliveira subcomandante da 66ª CIPM, o objetivo agora é estender o curso para todas as companhias e batalhões interessados em fazer parte do projeto. “Estamos abertos a receber todos os profissionais de segurança pública, sejam eles das companhias independentes, ou até mesmo de batalhões, que estejam dispostos a participarem do curso de defesa pessoal ministrado pelo soldado João Araújo. Quero desde já agradecer ao nosso policial militar João Araújo pela brilhante iniciativa e também ressaltar o apoio da atleta Virna Jandiroba assim como todos os membros da academia Fight House por esse importante apoio.”, finalizou. (Folha do estadodaBahia)
