Por Clóvis Gonçalves
Criada há quase cinco anos, uma fábrica de aviões de Feira de Santana situada no estado da Bahia, cerca de 108 quilômetros de Salvador já tem conquistas invejáveis no ramo. A Montaer Aeronaves obteve, recentemente, autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para comercializar aviões no Brasil e no exterior.
A fábrica fica localizada ao lado do Aeroporto Governador João Durval, em Feira, e produz aeronaves da categoria LSA Asa Alta, de pequeno porte, com dois lugares e autonomia de 6 horas de voo. A Montaer é a única fábrica do Brasil autorizada para comercializar esse tipo de aeronave no país.
O proprietário da empresa, Bruno de Oliveira, de 33 anos, já está divulgando as aeronaves produzidas nos Estados Unidos, na Argentina e em países da Europa. “O mercado não está naquele aquecimento que já vimos em outros tempos, mas temos que adequar o negócio à atualidade”, explicou Bruno.
Empresário Bruno Oliveira, da Montaer Aeronaves
Segundo Bruno, apesar da ideia de que um avião é algo para milionários, a aeronave de pequeno porte pode ser adquirida ao preço de um veículo importado. “É o preço de um carro de luxo, mas acessível. Um avião é comprado por cerca de 390 mil. Se as pessoas tivessem mais conhecimento sobre esses custos, teríamos muito mais aeronaves em Feira”, relatou o empresário.
Bruno começou no ramo de aviões muito cedo, aos 16 anos, já que o avô também tinha uma fábrica de aeronaves em Feira, a Paradise. “Meu avô me levava para voar com ele. Foi ali que começou a paixão. Desde pequeno, venho dando sequência e hoje isso é a minha fonte de renda”, contou. (Deolhonacidade)