segunda-feira, 8 de maio de 2017

EDIÇÃO GENÉTICA EM DNA DE RATOS INDICAM CAMINHO PARA A CURA DO HIV

Por Clóvis Gonçalves

Uma equipe de cientistas norte-americanos provou, pela primeira vez, que é possível frear a replicação do HIV e eliminar o vírus do DNA de células animais infectadas. Os pesquisadores, da Universidade de Pittsburgh e da Universidade de Temple, usaram uma técnica poderosa de edição de genes, a chamada CRISPR/CAS9. O procedimento chama a atenção, porque consegue “cortar” uma parte específica do DNA, e, depois, juntar com precisão o que restou.
Antes de abordar o trabalho em si, cabe destacar que o vírus da aids consegue, digamos, fundir-se ao genoma de certas células do corpo humano. Por isso, aliás, que é tão difícil erradicá-lo do organismo, é como se ele se escondesse dentro do nosso material genético.
Pois bem: o novo estudo complementa outro publicado pelo mesmo grupo em 2016. Na ocasião, eles usaram ratos com o HIV incorporado no genoma. Posteriormente, o time foi capaz de deletar fragmentos genéticos do vírus na maioria dos casos avaliados. “A pesquisa recente é mais completa. Nós confirmamos os dados do trabalho anterior e melhoramos a eficiência da estratégia de edição de genes”, explica Wenhui Hu, líder da investigação. (IB)