quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

REI MOMO RECEBE A CHAVE DA PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL, E DECRETA ABERTURA DA FOLIA (CARNAVAL)

Por Clóvis Gonçalves
O prefeito de Salvador ACM Neto quebrou a tradição de de muitos anos quando abertura oficial do carnaval de Salvador era realizada no Campo Grande, este ano o executivo municipal fez abertura saindo da Praça Castro Alves passando pela Rua Chile na municipal onde estão localizadas a Câmara e a sede da prefeitura municipal de Salvador. A chave foi entregue  ao rei momo pelo prefeito de Salvador ACM Neto da vice prefeita Célia Sacramento, e do governador da Bahia Rui Costa, após o recebimento o rei momo junto com a rainha e a princesa declarando oficialmente  abertura do carnaval 2016 com o tema "Vem Curtir a Rua", o prefeito ACM Neto não fez evitou pronunciamento.

A parir desta quarta-feira (3/2) às 19h00 o rei momo junto com a rainha e a princesa comandam a folia até o último dia de carnaval, na próxima terça-feira dia 9. Carlinhos Brow com a sua catanave, seguido do Pierrô do bairro de Plataforma, o grupo de João de Barro, Fred Dantas, Fanfarras, grupo de baianas, teve a presença do ex-cantor do Fantasmão o Thierry, finalizando com Saulo Fernandes com o trio elétrico Tribal, no total foram 15 atrações que passaram em frente ao palco oficial na Praça municipal de Salvador.
Carlinhos Brow relatou um poço da historia da caetanave quando era com Caetano Veloso, solicitou ter muito cuidado com as crianças e com as mulheres para a não violência, e a também que não haja exploração sexual principalmente com as crianças. O cantor agradeceu ao prefeito de Salvador por está iniciando o carnaval clássico que é o carnaval espontâneo do trio elétrico original, da batucada e também da fanfarra, e o cidadão tem a oportunidade de esta desfilando na rua mais chic do mundo, que é a Rua Chile, isso não é resgatar a cultura, porque ela não acabou, é manter a cultura.

Brow disse na entrevista coletiva concedida no chão da praça que o carnaval é uma ferramenta de continuidade cultural, destacou que foram os nossos ancestrais que construíram tudo isso e hoje estamos felizes. Seguiu rumo a praça municipal e a caetanave tocando as marchinhas dos velhos carnavais como Varre Varre Vassourinha, Carlinhos Brow disse que depois da fóbica o trio caetanave é o mais velho, isso também é manter a tradição. O carnaval do Pelourinho está homenageando o 100 anos de samba.