Clóvis Gonçalves
O estudo do caso da professora
de Lins (SP) Laura Ponci, que durante 19 anos expeliu uma espécie de
membrana rígida e branca dos olhos, deve se tornar uma pesquisa inédita
desenvolvida pelo médico oftalmologista Raul de Paula e pelo professor Miguel
Burnier, patologista que vive no Canadá. Miguel Burnier é professor titular e
Chefe do Departamento de Oftalmologia e Patologia da "McGill University
Health Center & Henry C. Witelson Ocular Pathology Laboratory" , no
Canadá, e Professor de Oftalmologia da Unifesp de São Paulo. "Em uma de
suas vindas para o Brasil, eu apresentei o caso, que é único no mundo. Ele
ficou impressionado com o que viu", afirma Raul.
Os pesquisadores fizeram testes
químicos com as membranas expelidas pela paciente e descobriram que o material
de dissolve na água. Agora eles estão fazendo pesquisas com as membranas
congeladas e também com lágrimas. Os resultados devem ser publicados em um
estudo, para servir de referência em casos semelhantes. Há pouco mais de um
ano, o G1 mostrou a história da professora, que sofria com as
dores e a vermelhidão nos olhos, e profissionais da área de oftalmologia de
Bauru se interessaram em estudar o caso.(Voz da Babia)

