quarta-feira, 16 de julho de 2014

SECRETÁRIA DE SAÚDE DE IRARÁ FALA SOBRE A DENUNCIA DO DESCARTE DE LIXO HOSPITALAR

Por Clóvis Gonçalves


A Secretária de Saúde do município de Irará, Ana Maria Pinto em entrevista concedida nesta quarta-feira (16/7) ao repórte Clóvis Gonçalves da rádio Irará FM, ela falou sobre a denúncia veiculada no site de notícias Bocao News na  edição da última segunda-feira dia 14 de julho de 2014 sobre o descarte do lixo hospitalar de maneira inadequada na comunidade do Quebra Fogo na zona rural do município, onde existe o aterro sanitário na localidade.

A secretária disse que tão logo tomou conhecimento do fato  esteve no local conversou com os moradores da localidade, observou também a existência de alguns materiais oriundos de procedimentos hospitalares não eram para está naquele local, segundo a secretaria da pasta foi feita um esclarecimento para a população, deixando claro para os moradores do Quebra Fogo que a gestão municipal não age de maneira venha  negligenciar colocando –os em situação de risco a as suas saúde. Foi enfatizado pela  A secretária de saúde Ana Maria Pinto esclareceu a existência de contrato com vigência até 2015 com uma empresa Restec com sede na cidade de Camaçari-Bahia que faz a coleta desse lixo hospitalar, são resíduos que não devem e não podem serem descartados como lixo comum, ele traz grande risco para população, infelizmente quando em visita ao local constatei que o lixo foi acondicionado de maneira inadequada, e no local não apropriado, disse a secretária de saúde.

No dia que fora realizada a visita ao local constatamos  restos de material como gazes, algodão, seringas, providencias (segundo a secretária) já foram tomadas em relação a este episódio que na opinião da secretaria é lamentável que tenha ocorrido. Uma das ações imediatas da gestora da saúde Ana Maria Pinto foi reunir com as equipes do hospital municipal, onde foi efetuado levantamento das equipes que estavam de plantão no período, a responsável pela pasta da saúde no município destacou que  será aberto um processo de sindicância para que sejam apurados os fatos, e as providencias serem adotadas, a população não pode está sendo submetidas a estes tipo de constrangimento, o município vem cumprido o que determina legislação principalmente a ambiental contratando uma empresa credenciada  para efetuar o recolhimento do lixo hospitalar.

Foi perguntado a secretaria se poderia esse material poderia pertencer a alguma clinica particular conforme informe foi citado na  matéria do site Bocão News, a secretaria disse que no local poderia ter existido materiais de clinicas particulares, não podendo garantir com bastante convicção porque não se fazia presente no local no momento em que os sacos contendo os materiais foram abertos, mas posso lhe garantir de antemão  que alguns materiais que estavam no local tinha o perfil material   hospitalar, não posso afirmar lhe categoricamente que  era ou não do hospital municipal, ou de alguma clinica particular não tenho provas no momento para tanto,só depois do resultado da sindicância que será instaurada.

A vigilância Sanitária também foi acionada para efetuar inspeções nas clinicas particulares, consultórios odontológicos e farmácias, e também no hospital municipal, se o problema veio da iniciativa privada, vamos dar um prazo para que sejam feitas os ajustes de condutas com o gerenciamento de resíduos, para efetuar o recolhimento desses lixos, concluiu a Secretaria de Saúde do município de Irará Ana Maria Pinto. (Matéria original do blog clóvisgonçalvesdeirará.)