A
Secretária de Saúde do município de Irará, Ana Maria Pinto em entrevista
concedida nesta quarta-feira (16/7) ao repórte Clóvis Gonçalves da rádio Irará FM, ela falou sobre a denúncia
veiculada no site de notícias Bocao News na edição da última segunda-feira dia 14 de julho de 2014 sobre o descarte do lixo hospitalar de
maneira inadequada na comunidade do Quebra Fogo na zona rural do município, onde
existe o aterro sanitário na localidade.
A secretária disse que tão logo tomou conhecimento do fato esteve no local conversou com os moradores da localidade, observou também a existência de alguns materiais oriundos de procedimentos hospitalares não eram para está naquele local, segundo a secretaria da pasta foi feita um esclarecimento para a população, deixando claro para os moradores do Quebra Fogo que a gestão municipal não age de maneira venha negligenciar colocando –os em situação de risco a as suas saúde. Foi enfatizado pela A secretária de saúde Ana Maria Pinto esclareceu a existência de contrato com vigência até 2015 com uma empresa Restec com sede na cidade de Camaçari-Bahia que faz a coleta desse lixo hospitalar, são resíduos que não devem e não podem serem descartados como lixo comum, ele traz grande risco para população, infelizmente quando em visita ao local constatei que o lixo foi acondicionado de maneira inadequada, e no local não apropriado, disse a secretária de saúde.
A secretária disse que tão logo tomou conhecimento do fato esteve no local conversou com os moradores da localidade, observou também a existência de alguns materiais oriundos de procedimentos hospitalares não eram para está naquele local, segundo a secretaria da pasta foi feita um esclarecimento para a população, deixando claro para os moradores do Quebra Fogo que a gestão municipal não age de maneira venha negligenciar colocando –os em situação de risco a as suas saúde. Foi enfatizado pela A secretária de saúde Ana Maria Pinto esclareceu a existência de contrato com vigência até 2015 com uma empresa Restec com sede na cidade de Camaçari-Bahia que faz a coleta desse lixo hospitalar, são resíduos que não devem e não podem serem descartados como lixo comum, ele traz grande risco para população, infelizmente quando em visita ao local constatei que o lixo foi acondicionado de maneira inadequada, e no local não apropriado, disse a secretária de saúde.
No dia que fora realizada a visita ao local
constatamos restos de material como
gazes, algodão, seringas, providencias (segundo a secretária) já foram tomadas
em relação a este episódio que na opinião da secretaria é lamentável que tenha
ocorrido. Uma das ações imediatas da gestora da saúde Ana Maria Pinto foi
reunir com as equipes do hospital municipal, onde foi efetuado levantamento das
equipes que estavam de plantão no período, a responsável pela pasta da saúde no
município destacou que será aberto um
processo de sindicância para que sejam apurados os fatos, e as providencias
serem adotadas, a população não pode está sendo submetidas a estes tipo de
constrangimento, o município vem cumprido o que determina legislação
principalmente a ambiental contratando uma empresa credenciada para efetuar o recolhimento do lixo hospitalar.
Foi
perguntado a secretaria se poderia esse material poderia pertencer a alguma
clinica particular conforme informe foi citado na matéria do site Bocão News, a secretaria disse
que no local poderia ter existido materiais de clinicas particulares, não
podendo garantir com bastante convicção porque não se fazia presente no local
no momento em que os sacos contendo os materiais foram abertos, mas posso lhe
garantir de antemão que alguns materiais
que estavam no local tinha o perfil material hospitalar, não posso afirmar lhe categoricamente
que era ou não do hospital municipal, ou
de alguma clinica particular não tenho provas no momento para tanto,só depois
do resultado da sindicância que será instaurada.