Por Clóvis Gonçalves
E o prefeito ACM Neto (DEM) cumpriu o que anunciou: não foi à reunião de instalação do Colegiado da Entidade Metropolitana que aconteceu na manhã de ontem, em Salvador. Por não legitimar a agremiação, o democrata soteropolitano e o prefeito de São Sebastião do Passé, Janser Soares Mesquita (PMDB), seriam os únicos opositores do ato, que aconteceu no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O evento teve como anfitriões o governador Jaques Wagner (PT) - um dos membros grupo - e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro.
E o prefeito ACM Neto (DEM) cumpriu o que anunciou: não foi à reunião de instalação do Colegiado da Entidade Metropolitana que aconteceu na manhã de ontem, em Salvador. Por não legitimar a agremiação, o democrata soteropolitano e o prefeito de São Sebastião do Passé, Janser Soares Mesquita (PMDB), seriam os únicos opositores do ato, que aconteceu no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O evento teve como anfitriões o governador Jaques Wagner (PT) - um dos membros grupo - e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro.
Também participaram da reunião os prefeitos de Camaçari, Ademar Delgado (PT); Lauro de Freitas, Márcio Paiva (PP); de Simões Filho, Eduardo Alencar (PSD); de Candeias, Francisco Silva Conceição (PSD), de Dias D’Ávila, Jussara Márcia (PT); de Itaparica, Raimundo da Hora (PSD); de Madre de Deus, Jeferson Andrade (PP); de Pojuca, Antônio Jorge de Aragão Nunes (PDT); de São Francisco do Conde, Rilza Valentim (PT); de Vera Cruz, Antônio Magno (PT); e o vice-prefeito de Mata de São João, Joselito Nascimento (PP). Todos dos partidos da base do governador.
O chefe da Sedur, Ribeiro, na reunião, justificou que não há quebra de autonomia municipal, como circulou a informação nos últimos dias. “O controle da Entidade pertence aos municípios, que têm mais votos do que o Estado. Não se trata, portanto, de subtrair a autonomia municipal, mas de cumprir normas constitucionais e legais promovendo a articulação interinstitucional entre os municípios da Região Metropolitana do Salvador, visando integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum”, explicou.
Apesar dos ataques feitos pelos oposicionistas ao governo Wagner (PT) sobre a atuação da Entidade Metropolitana como forma de retaliação política ao prefeito ACM Neto (DEM), os alcaides como o de Camaçari, Ademar Delgado (PT), afirmou que o colegiado ajudará a estreitar as relações entre os municípios e resolver problemas em conjunto. “Nós temos a compreensão da importância dessa entidade para o fortalecimento da região metropolitana, especialmente para tratar de temas comuns, a exemplo de mobilidade urbana, segurança pública e saneamento. Isso vai melhorar muito a vida da comunidade dos nossos municípios”, disse.
Outro gestor que teceu elogios ao organismo foi o vice-prefeito de Mata de São João, Joselito Nascimento (PP). Para ele, a unidade dos Executivos são importantes para composição de futuras ações, tanto das prefeituras, quanto do governo do estado com os municípios da Região Metropolitana de Salvador. “Momentos como esse, em que se reúnem os prefeitos e o governador, são de fundamental importância. A tendência é que tenhamos outras reuniões para que possamos discutir e que todos os municípios envolvidos sejam beneficiados”, afirmou. (Tribuna da Bahia)
