sábado, 9 de março de 2013


"VERSOS VINHO"  VOLTA À PRAÇA HOMENAGEANDO O "DIA DA MULHER"

Por Clóvis Gonçalves - repórter da Rádio Irará FM

09/03/2013
                                             Fotos: Clóvis Gonçalves

Sexta-feira (8) às 21h00 o “Versos e Vinho” voltou à Praça da Matriz em sua segunda edição em 2013  para homenagear o dia “Internacional da Mulher”. Os promotores do evento cultural, Lucimário, Danilo Pires, Sérgio Cabeleira, Roberto Martins, e o cordelista e poeta Kitute de Licinho. Essa edição de 2013 teve o apoio da Secretaria de Cultura de Irará. O idealizador do “Versos e Vinho” em Irará  foi Roberto Martins, quando era estudante de Comunicação na UFBA, em Salvador, ele já participava deste evento, onde teve o seu inicio. Quando presidente da casa da cultura entre 2000 a 2004, trouxe o “Versos e Vinho” para Irará; ideia brilhante que já foi levado também para o município histórico de Cachoeira no recôncavo baiano por Fábio Calixto.

O “Versos Vinho” tem por tradição a junção da poesia com a arte, sua recitação é livre e depois de algumas doses de vinho gelado deixa os espectadores à vontade para recitar qualquer poema, que pode ser tanto de sua própria autoria como de algum poeta conhecido ou não. Este evento começou no ano de 2005.

O evento tem o objetivo de agregar a juventude e despertar o desejo para a poesia e outras vertentes culturais, afinal de contas somos um povo culto.


Nesta noite de 8 de março contribuíram para o enriquecimento deste evento com o “Tema Mulher”, o público, a charanga de Irará, os poetas revelação, Kitute declamando vários poemas e cordéis, alguns de sua autoria, Edson, Neto e Cicero tocaram canções de Djavan, Gilberto Gil, teve voz e violão, o Roberto Martins se desvencilhou da sua timidez e entrou em cena  usando a expressão corporal para dar asas a sua ótima interpretação, a negona Olivia também recitou, enfim todos foram excelentes. Presente estava o secretário de Cultura José Américo que também recitou poesia. A proposta é realizar este recital de poesia uma vez por mês, sempre em um dia de sexta- feira.